Topo

Silvana Lima tira nota 10 e garante vaga nas quartas de final em Gold Coast

WSL / Laurent Masurel
Imagem: WSL / Laurent Masurel

Mariano Kornitz

Do UOL, na Austrália

06/03/2015 07h11

Depois de seis dias de folga as melhores surfistas do mundo voltaram a entrar em ação na praia de Snapper Rocks, em Gold Coast, na Austrália, palco da etapa de abertura da Liga Mundial de Surfe, e o destaque do dia foi a brasileira Silvana Lima, que tirou nota 10 para garantir uma das vagas nas quartas de final da competição.

Depois de ser derrotada nos últimos minutos da bateria válida pela terceira fase da prova pela australiana seis vezes campeã mundial Stephanie Gilmore, a brasileira Silvana Lima foi obrigada a enfrentar outra surfista de peso para continuar na briga pelo título da etapa, a australiana Sally Fitzgibbons.

Uma das favoritas ao título desta primeira etapa, Sally Fitzgibbons abriu a confronto contra a brasileira com uma excelente nota 9,63, jogando toda a pressão para cima da brasileira, que precisou correr atrás de uma boa onda para não ficar muito tempo em desvantagem no placar.

“Quando vi a Sally pegar a primeira onda pensei comigo mesmo: ‘nossa a menina começou muito bem’. Fiquei um pouco chateada, mas como a bateria estava só começando e o mar estava meio devagar, tentei continuar acreditando até o fim que uma boa onda viria para mim e eu daria o máximo para puxar uma boa nota”, conta a brasileira.

Silvana Lima não se abalou ao ver a australiana à frente no marcador, e logo na onda seguinte mostrou por que é considerada uma das surfistas mais progressivas do tour, e com um excelente aéreo, conseguiu a primeira nota 10 da temporada e a vantagem no placar.

Os minutos finais da bateria continuaram com muita emoção e ambas surfistas buscando melhorar ainda mais seus placares, até a australiana reassumir a liderança. Mas quando a buzina anunciando o final do confronto soou, ainda restavam três ondas para serem julgadas.

Depois de alguns minutos de suspense na praia, a última nota de Silvana Lima foi anunciada, e com outra onda que valeu 7,73 pontos a brasileira garantiu a vitória (pelo placar de 17,73 x 16,96) e sua vaga nas quartas de final.

“Acho que a comissão técnica do evento tomou a decisão correta em colocar as meninas na água. Tinha altas ondas e eu estava confiante que uma boa onda viria para eu mandar um aéreo, que é um dos meus focos dentro da água pois eu sei que eles são bem valorizados pelos juízes. Na hora imaginei que fosse receber uma nota alta, mas não imaginava que seria um 10. Mas analisando melhor eu vi que o aéreo tinha sido alto, então fiquei muito feliz e mais confiante para continuar surfando”, comenta Silvana Lima.

No caminho até o alto do pódio a brasileira Silvana Lima tem mais uma vez pela frente a australiana Stephanie Gilmore. Este será o terceiro duelo entre as surfistas, que já se enfrentaram na primeira e terceira fase, e cada uma delas levou a melhor em uma oportunidade.

“Acho que agora tenho o ano todo para enfrentar a Stephanie Gilmore nas competições. Ela é uma menina que surfa muito bem e sempre vai estar brigando pelo título. E como ainda vou enfrentar ela muitas vezes, preciso estar sempre preparada para mostrar tudo o que eu sei dentro da água”, diz a brasileira.

A comissão técnica do evento irá realizar uma chamada para a disputa das quartas de final da etapa de abertura da Liga Mundial de Surfe às 18:30 horas desta sexta-feira (no horário de Brasília).

Confira quem são as surfistas classificadas para as quartas-de-final da etapa de abertura da Liga Mundial de Surfe:

1. Malia Manuel (Hav) x Tatiana Weston-Webb (Hav)
2. Stephanie Gilmore (Aus) x Silvana Lima (Bra)
3. Tyler Wright (Aus) x Courtney Conlogue (EUA)
4. Carissa Moore (Hav) x Lakey Peterson (EUA)