Topo

Mineirinho é campeão na Austrália e dispara na ponta do Mundial de Surfe

Do UOL, em São Paulo

23/04/2015 22h51

O Brasil continua na crista da onda da Liga Mundial de Surfe (WSL). Adriano de Souza, o Mineirinho, venceu John John Florence na final de Margaret River e voltou a ser campeão no circuito mundial após dois anos.

"Meu deus, eu sou o melhor do mundo nesse momento, minha disputa pelo título mundial começa agora. Eu vim motivado pra cá por causa daquele empate na final de Bells Beach. Mas pude vencer, essa aqui eu sabia que poderia levar, é uma honra colocar meu nome nas escadas de Margaret River", disse o brasileiro ao sair do mar sobre a tradição da etapa australiana.

Com o título em Margaret River, Mineirinho dispara na liderança do ranking mundial de surfe com 24.500 pontos, deixando pra trás Mick Fanning, com 16.950, e Filipe Toledo, 15.700. De quebra, ainda iguala Gabriel Medina como brasileiro com maior número de vitórias em etapas, com cinco títulos. A última vez que Mineirinho havia sido campeão foi em Bells Beach, também na Austrália, em 2013.

Nessa quinta-feira (sexta de manhã na Austrália), Mineirinho começou em ritmo alucinante, conseguindo nota 8,93 logo em sua primeira onda.

Depois, registrou 8,60 e jogou a pressão pra cima do xodó havaiano, que esteve atrás do brasileiro em toda a bateria. Com a vantagem no placar, Mineirinho soube usar a prioridade das ondas para evitar que Florence conseguisse grandes descidas no final.

Assim, Mineirinho deixou o mar com soma de 17,53, enquanto Florence teve nota 16,87. Essa foi a segunda final seguida de Mineirinho, que havia perdido a decisão de Bells Beach para Mick Fanning no critério de desempate.

Mas dessa vez não teve jeito – o título é de Mineirinho. E o Brasil já tem duas vitórias em três etapas do Mundial de Surfe 2015.