Topo

Mineirinho é eliminado em Fiji e pode perder a ponta do ranking mundial

Do UOL, em São Paulo

14/06/2015 07h58

O brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, chegou à etapa de Fiji como líder do ranking da Liga Mundial de Surfe (WSL), mas poderá deixar a Oceania fora da ponta. Na madrugada deste domingo, ele acabou eliminado ainda na terceira fase da competição.

O algoz do surfista brasileiro foi Dane Reynolds. Em uma bateria na qual teve o domínio completo, o americano terminou com 18,34 pontos contra apenas 13,64 do brasileiro.

"As condições estavam um pouco complicadas e antes de nossa bateria, eu e o Adriano estávamos conversando e até pensamos em pedir o adiamento. Estou feliz que não o fizemos. Não sei como o Adriano se sente, mas nós dois conseguimos pegar boas ondas", disse Reynolds.

Com a queda na terceira fase, Mineirinho somou apenas 1.750 pontos e ficou com 28.000 na corrida pelo título. Assim, poderá ser ultrapassado em Fiji pelo compatriota Filipe Toledo (que tem 25.700 pontos) e pelo australiano Mick Fanning (20.950). Os dois ainda seguem vivos na competição e neste domingo entrarão no mar para a terceira fase.

Filipinho enfrentará o australiano Adam Melling na 12ª bateria, a última deste round. Já Fanning será o primeiro a ir para água. Ele medirá forças com o brasileiro Alejo Muniz. Quem também ainda compete na terceira fase é o atual campeão mundial e vencedor da etapa de Fiji em 2014, Gabriel Medina. Ele enfrentará o australiano Kai Otton na décima bateria.

Apesar da queda de Mineirinho, nem tudo foi ruim para os brasileiros em Fiji. Italo Ferreira derrotou o compatriota Jadson André e avançou à quarta fase, assim como Wigolly Dantas, que passou por Nat Young.

"Eu e o Nat (Young) estávamos lutando lá dentro no início da bateria, porque eu queria surfar a primeira onda, então estou feliz por ter conseguido pegar bons tubos para vencer esta bateria. Ele é um grande surfista, especialmente aqui em Cloudbreak, onde foi finalista no ano passado, mas eu precisava da vitória para melhorar minha posição no ranking. Em condições como as de hoje (domingo), você tem que estar no ritmo das séries, porque pode ficar nas ondas boas ou nas ruins. Eu tive a sorte de pegar duas boas e estou feliz por estar na quarta fase", disse Wigolly.

Confira os resultados das baterias da terceira fase:

1: Taj Burrow (AUS) 13,16 x 6,36 Keanu Asing (HAV)
2: Julian Wilson (AUS) 13,93 x 13,34 Kolohe Andino (EUA)
3: Kelly Slater (EUA) 18,57 x 10,17 Fredrick Patacchia (HAV)
4: Nat Young (EUA) 13,94 x 15,36 Wiggolly Dantas (BRA)
5: Italo Ferreira (BRA) 12.93 x 11.80 Jadson André (BRA)
6: Adriano de Souza (BRA) 13.64 x 18.34 Dane Reynolds (EUA)
7: Mick Fanning (AUS) x Alejo Muniz (BRA)
8: Joel Parkinson (AUS) x Sebastian Zietz (HAV)
9: Owen Wright (AUS) x Adrian Buchan (AUS)
10: Gabriel Medina (BRA) x Kai Otton (AUS)
11: Bede Durbidge (AUS) x Jeremy Flores (FRA)
12: Filipe Toledo (BRA) x Adam Melling (AUS)

Confira o resultado das baterias.