Topo

Slater e finalista se emocionam com Fanning; Medina elogia coragem do rival

Do UOL, Em São Paulo*

19/07/2015 13h38

O campeão mundial Gabriel Medina publicou em seu Instagram uma mensagem de apoio para o australiano Mick Fanning, atacado por um tubarão na final da etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul. O brasileiro comemorou o fato de seu rival estar vivo e sem ferimentos grave, elogiou sua coragem e atribuiu a Deus o final feliz.

A postura do também australiano Julian Wilson, que disputava a final com Fanning, foi elogiada. Medina contou que ao ver o que acontecia Julian remou na direção do adversário para tentar ajudá-lo. O brasileiro ressaltou que todos os surfistas do circuito estão competindo pelo mesmo objetivo, mas que os atletas são uma família quando um precisa do outro.

"Poderia ser qualquer um, poderia ser eu! Mick, feliz por vc estar vivo irmão, foi Deus! E Julian, o que voce fez foi incrível, ( ele remou pra onde o mick tava e tentou ajudar ele) . Os dois foram muito corajosos! Sim, estamos buscando o mesmo objetivo mas quando um precisa do outro somos um familia. Amo vcs @mfanno@julian_wilson", escreveu Medina na rede social.

O ataque ocorreu quando Fanning, atual campeão da etapa na África do Sul, se preparava para surfar a primeira onda da final. Um tubarão se aproximou e o surfista começou a se debater na água enquanto para se livrar das mandíbulas do animal. A sirene foi acionada e o resgate agiu de maneira muito rápida.

Em poucos segundos, Fanning, que é tricampeão mundial, estava na prancha que fica na parte de trás do jet ski. Ele sofreu apenas alguns arranhões e ainda no barco explicou que pulou na tentativa de escapar do tubarão.

Mick Fanning (e) é consolado por um de seus maiores rivais, Kelly Slater - WSL/ Kirstin - WSL/ Kirstin
Mick Fanning (e) é consolado por um de seus maiores rivais, Kelly Slater, após sair ileso
Imagem: WSL/ Kirstin

Adversário na final, Julian chorou ao comentar o que aconteceu. Explicou que percebeu o ataque e depois não viu mais Fanning. "Pensei: Oh meu Deus, ele se foi, relatou às lágrimas. Outro grande rival de Fanning, o norte-americano Kelly Slater, lhe deu um grande abraço quando ele chegou à área reservada aos surfistas após o resgate.

"Tinha muitas crianças acenando, eu estava saindo da praia e quando vi vários jet skis se aproximando, percebi que só tinha uma razão possível: alguém ou algum competidor tinha sido atacado por um tubarão", comentou Slater após o socorro a Fanning. "Então corri e comecei a pedir informações. Fiquei entre rir e chorar porque ele teve muita sorte. Um dia ele vai olhar para tudo isso e, sabe... na verdade, estou sem palavras", completou o multicampeão mundial, visivelmente emocionado.
 
Filipe Toledo foi outro surfista brasileiro que corre o circuito a se solidarizar com Fanning por meio do Instagram. Ele celebrou que a "lenda" estava viva e que ele e Julian estavam vivos.

* Atualizada às 15h00