Topo

Traumatizado, Fanning conta quando achou que tinha perdido luta com tubarão

Do UOL, em São Paulo

21/07/2015 06h36

O surfista Mick Fanning retornou nesta terça-feira à Austrália, depois do susto vivido nas águas de Jeffreys Bay, na África do Sul. Em entrevista coletiva para a imprensa local, ele reviveu os momentos em que sofreu um ataque de um tubarão. O australiano admitiu estar traumatizado com o ocorrido e disse que prevê semanas ou meses antes de voltar para a água. E revelou qual foi o momento mais desesperador quando estava lutando pela vida.

O tricampeão mundial deu novos detalhes de como se livrou do tubarão, socando o animal. Apesar de encarar o problema, ele se viu numa posição totalmente vulnerável quando ficou sem sua prancha.

"O tubarão meio que surgiu e foi para a parte de trás da minha prancha. Eu não sei por que não mordeu. Só ficava voltando. Eu estava ali em cima daquilo, tentando colocar minha prancha no meio de nós. Não sei se dei um soco forte, ou soquinhos de bebê. Só sei que fui para o 'lutar ou voar'", relatou.

Sobre o momento mais dramático, disse: "Uma vez que minha prancha se foi, eu achei que era aquilo. Eu estava apenas esperando por isso (uma mordida). Tenho muita sorte, aquela não era a minha hora. Foi um milagre."

Passar pelo ocorrido mexeu com a cabeça do surfista australiano, mas ele promete voltar em pouco tempo às águas.

"Eu estou bem. Mas ouvir Julian falar e receber mensagens me deixa emocionado. Agora é mais algo emocional, tipo um trauma mental. Provavelmente vou levar algumas semanas, meses para voltar a surfar. Mas sou sortudo de ter muitas pessoas, famílias e amigos do meu lado", afirmou o tricampeão.

“Surfar me permitiu passar pelos períodos mais difíceis da minha vida, dar as costas para o surfe não seria correto. Ali é o lugar deles, são animais selvagens, com emoções, e eles decidem quando querem caçar. Mas J-Bay é um lindo lugar, sinto tristeza que tenha acontecido lá. Eu tenho que voltar. Será duro, mas você tem de encarar essas coisas. Vou lidar com isso quando for a hora", completou.

Julian Wilson atendeu à mesma coletiva. “Eu congelei quando vi aquela cena, eu fiquei doido. Passei por uma onda rezando para não ter sangue em tudo. Passam os piores cenários em sua cabeça e eu sentia que não chegaria a tempo. É uma sensação horrível.”