Topo

Medina acaba com jejum e fica com o vice no Taiti

Do UOL, em São Paulo

25/08/2015 19h05

Atual campeão do mundo, Gabriel Medina não faz uma boa temporada na Liga Mundial de Surfe (WSL). Nesta terça-feira (25), porém, o surfista paulista acabou com um jejum incomodo ao chegar à final da etapa do Taiti, na Polinésia Francesa, sua 1ª do ano.

Mas Medina foi derrotado na final pelo francês Jeremy Flores. O brasileiro, que defendia o título nas ondas gigantes de Teahupoo, não conseguiu imprimir na decisão o ritmo forte das demais baterias e não encaixou boas ondas. Enquanto ele somou 13,20, seu oponente teve nota 16,87.

O melhor resultado de Medina até então havia sido o 5º lugar, equivalente às quartas de final, conquistado em Bells Beach, na segunda etapa do ano, e em J-Bay, quando Mick Fanning foi atacado por um tubarão.

Apesar de não ter levado o bicampeonato de Teahupoo, Medina ajudou o compatriota Adriano de Souza, o Mineirinho, a permanecer na liderança do Mundial de surfe. Caso Owen Wright, que perdeu para Medina na semifinal, tivesse ido à decisão, teria desbancado Mineirinho na ponta do ranking.

O aumento do desempenho do atual campeão mundial coincide com o ganho de confiança na temporada. Afinal, pela primeira vez no ano pôde se dizer que Medina surfou bem, à vontade com sua prancha e sem "brigar" com as ondas.

No Taiti, ele surfou cinco ondas cujas notas foram acima de nove e conseguiu encaixar os tubos de que tanto gosta nas ondas gigantes da praia dos crânios quebrados. Mas o título escapou na reta final.