Topo

PM confirma exclusão de policial que matou surfista Ricardinho

Do UOL, em São Paulo

12/09/2015 20h49

A Polícia Militar de Santa Catarina confirmou nesta sexta-feira a exclusão de Luis Paulo Mota Brentano, O ex-soldado é acusado de matar o surfista Ricardo dos Santos, o Ricardinho, no começo deste ano. O 8º Batalhão em Joinville já havia sido foi notificado no dia 17 de julho. A PM, agora, negou o recurso e manteve a decisão.

"Todos os recursos administrativos foram esgotados e a decisão inicial foi mantida, tendo sido efetivada a exclusão em 11 de setembro de 2015", disse a polícia, em nota

Ricardinho, de 24 anos, foi morto por Brentano no dia 19 de janeiro. Os dois teriam se desentendido em frente à casa do surfista, na Guarda do Embaú, em Palhoça. O policial, que estava de folga, confessou ter dado dois tiros na vítima, mas alegou legítima defesa.

As balas perfuraram vários órgãos internos. Uma acertou Ricardinho pelas costas e a outra o atravessou o corpo pela lateral. Brentano foi preso em flagrante por tentativa de homicídio, junto de seu irmão, que também teria participado do homicídio.

Ricardinho morreu no dia seguinte no Hospital Regional de São José. Nas semanas seguintes, o surfista recebeu diversas homenagens, incluindo a de Adriano de Souza, o Mineirinho, após ele vencer a etapa de Margaret River, na Austrália.

Confira a nota da Polícia Militar de Santa Catarina:

A Polícia Militar de Santa Catarina informa que, em referência ao Processo Administrativo Disciplinar, instaurado sob Portaria nº 378/PAD/PMSC/2015, em desfavor do soldado PM Luis Paulo Mota Brentano, tendo por escopo avaliar se sua conduta era compatível com o valor, a ética, a disciplina e o pundonor policial militar, após o regular processo administrativo, observado o devido procedimento legal, a Autoridade Disciplinar competente, em conformidade com as normas estatutárias, decidiu por excluí-lo da Corporação. Todos os recursos administrativos foram esgotados e a decisão inicial foi mantida, tendo sido efetivada a EXCLUSÃO em 11 de setembro de 2015.