Topo

Cinegrafista de Filipe Toledo é furtado no aeroporto de Guarulhos

Filipinho posta foto de B.O. após ter equipamentos furtados em Guarulhos - Reprodução/Facebook
Filipinho posta foto de B.O. após ter equipamentos furtados em Guarulhos Imagem: Reprodução/Facebook

Roberto Oliveira

Do UOL, em São Paulo*

10/11/2015 18h00

Segundo colocado no ranking da Liga Mundial de Surfe (WSL), Filipe Toledo teve equipamento furtado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, nesta segunda-feira (9), por volta das 22h.

O material de filmagem do cinegrafista do surfista brasileiro, Bruno Baroni, foi roubado às vésperas do embarque para o Havaí - onde Filipinho disputa a última etapa da WSL com boas chances de tornar-se campeão mundial.

O próprio surfista informou o furto por meio de sua página oficial no Facebook nesta terça-feira (10). Ele postou uma foto na qual está ao lado de Baroni, que aparece em posse do boletim de ocorrência registrado no próprio aeroporto.

"É com muita tristeza que venho relatar uma situação ocorrida ontem, dia 09/11/2015, às 22:00, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior Aeroporto do País, em que os criminosos que lá agem fizeram mais uma vítima: meu filmmaker Bruno Baroni. Estávamos DENTRO do aeroporto aguardando o horário de embarque para o Hawai, onde vou disputar a última etapa do WSL, quando meu filmmaker teve furtada sua mala com todos seus equipamentos de trabalho", escreveu Filipinho

Na mensagem publicada na rede social, o surfista brasileiro ainda questionou a Infraero quem iria arcar com o prejuízo oriundo do furto do equipamento. Segundo Filipinho, uma câmera e um computador profissionais foram levados.

Apesar da cobrança do brasileiro, o complexo aeroportuário de Guarulhos foi concedido em 2012 à iniciativa privada por 20 anos pelo valor de R$ 16,2 bilhões.

Desde então, o consórcio formado entre a Invepar e a Airports Company South Africa administra o aeroporto, o mais movimentado da América Latina e o segundo com mais volume de transporte de cargas.

A administração do aeroporto de Guarulhos se posicionou oficialmente sobre o furto. Em comunicado, informou que está ajudando a Polícia Civil na apuração do caso. 

"O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo lamenta o ocorrido e informa que está colaborando com a Polícia Civil, no sentido de fornecer as informações necessárias referentes ao caso do cinegrafista Bruno Baroni", diz na íntegra o comunicado.

Em contato por telefone com a reportagem, a assessoria de imprensa do consórcio ainda informou que casos de furtos ocorridos no espaço público do aeroporto são de alçada da Polícia Civil.

*Atualizada às 21h

Confira na íntegra a nota de Filipe Toledo

Bom dia,

É com muita tristeza que venho relatar uma situação ocorrida ontem, dia 09/11/2015, às 22:00, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior Aeroporto do País, em que os criminosos que lá agem fizeram mais uma vítima : meu filmmaker Bruno Baroni.

Estávamos DENTRO do aeroporto aguardando o horário de embarque para o Hawai, onde vou disputar a última etapa do WSL, quando meu filmmaker teve furtada sua mala com todos seus equipamentos de trabalho (1 Camera Red, 1 MacBook Pro).

Apesar de o Aeroporto ser monitorado por câmeras, fatos semelhantes a esse sempre são noticiados e nada é feito. Quantas pessoas ainda serão vítimas desses criminosos que agem tranquilamente dentro de um local em que presumimos ser seguro?

Gostaria de saber da INFRAERO, que tem o dever legal de garantir a segurança nas dependências dos aeroportos por ela administrados, quem irá arcar com o prejuízo, que foi enorme, caso os equipamentos não sejam recuperados.

Só pra constar: foi feito boletim de ocorrência dentro mesmo do Aeroporto.

Atenciosamente ,

Filipe Toledo