Topo

Surfista profissional sofre ataque de tubarão na Austrália e está em coma

Do UOL, em São Paulo

11/11/2015 20h46

O surfista profissional Sam Morgan, 33º colocado do ranking júnior da Liga Mundial de Surfe (WSL), foi vítima de um ataque de tubarão, na costa da Austrália, na última terça-feira (10).

O surfista de 20 anos foi mordido na coxa esquerda e saiu do mar de Ballina sozinho antes de receber os primeiros socorros. Morgan foi submetido a cirurgia em um hospital de Gold Coast e está em coma induzido.

Morgan foi mordido por um tubarão-touro de aproximadamente três metros por volta das 18h e teve danos "significativos" na perna esquerda. Segundo as primeiros informações, ele está estável após o procedimento cirúrgico.

Foi o terceiro ataque de tubarão na mesma praia nos últimos cinco meses. Os surfistas Dale Carr e Mathew Lee o precederam. Ao longo do ano, já são 11 ataques no mesmo pedaço da costa australiana. Dois deles foram fatais.

A repercussão do ataque foi imediata. Nas redes sociais, surfistas, amigos e parentes publicaram mensagens de apoio ao australiano. Inclusive Mick Fanning, tricampeão do mundo, que sofreu ataque de tubarão na praia de Jeffreys Bay, na África do Sul, em etapa da WSL em julho desse ano.

A Liga Mundial de Surfe também se posicionou publicamente sobre o ataque. "Nossos pensamentos estão agora com Sam Morgan, assim como sua familia, amigos e a comunidade da costa norte", escreveu em seu twitter oficial.

Sam Morgan é considerado uma revelação do surfe australiano e teve como melhor resultado um 5º lugar no circuito desse ano.