Topo

Brasileiro sofre acidente ao pegar onda gigante no Havaí e está em coma

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

21/01/2016 13h01

O surfista brasileiro Eduardo Bassetto sofreu um acidente durante uma sessão de ondas gigantes e está no hospital no Havaí. A história foi confirmada por Ricardo Taveira, amigo do surfista, ao UOL Esporte.

Segundo Taveira, que trabalha na empresa Hawaii Eco Divers, Bassetto foi atingido por um surfista local na praia de Makaha. O havaiano pegava uma das maiores ondas do dia e não conseguiu desviar do brasileiro. Com o choque, Eduardo ficou inconsciente.

Após apagar no mar, o brasileiro foi resgatado por um salva-vidas e foi iniciado o processo de reanimação. Segundo Taveira, Eduardo ficou inconsciente por quase 12 minutos e mostrou sinais vitais quando a ambulância chegou.

No hospital Queens Emma, no Havaí, Bassetto teve de passar por uma cirurgia no cérebro. Depois disso, ele foi posto em coma induzido pelos médicos. Com o corpo em descanso, a tentativa é minimizar as sequelas e desinchar o cérebro.

Ricardo, que é amigo da família, entrou em contato com a mulher de Bassetto, Tatiana, que foi para o Havaí e está no local. O irmão do surfista também está no local.

Quando melhorar, Eduardo deverá passar por uma nova bateria de exames para avaliar sua situação. No entanto, os médicos ainda não têm previsão de quando ele sairá do coma.

Tatiana, que não quis dar entrevista neste momento, apenas fez um pedido repassado por Ricardo Taveira. Ela pediu para que ele se junte aos outros surfistas no Havaí e façam um treino para otimizar a segurança dos atletas em ondas gigantes.

“Para um esporte desse, é preciso ter uma preparação, saber qual movimento fazer. O surfe de ondas gigantes é necessário ter segurança, não é como surfe normal. Precisa fazer treinamento de apneia e preparação”, falou.

O vídeo do resgate foi divulgado pelo canal do Youtube Hawaii Urlaub USA Reise Tipps.