Topo

Morre Bernard "Midget" Farrelly, primeiro campeão mundial de surfe

Da EFE, em Sydney (Austrália)

08/08/2016 01h53

O vencedor do primeiro campeonato mundial de surfe, o australiano Bernard Farrelly, morreu aos 71 anos após uma vida dedicada a este esporte, para o qual contribuiu com sua popularização durante a década de 1960, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

Farrelly, conhecido como "Midget" (anão) por causa de sua baixa estatura, ficou famoso em 1963 ao se transformar, com 17 anos, no primeiro australiano a ganhar o campeonato de Makaha, no Havaí, o mais famoso até então.

No ano seguinte, após envolver-se na criação da Federação Internacional de Surfe, ganhou o primeiro campeonato mundial oficial realizado na praia de Manly, em Sydney, título que não conseguiu repetir.

Farrelly ingressou no Hall da Fama do esporte da Austrália em 1985 e em 2007 entrou na calçada da fama da praia Huntington da Califórnia, nos Estados Unidos.

Farrelly também se destacou como projetista e fabricante de pranchas, a primeira delas quando tinha 14 anos, e dirigiu um negócio de venda destes materiais no norte de Sydney, onde vivia.