Topo

Medina tira nota 10, mas perde na semifinal no Taiti e está eliminado

Do UOL, em São Paulo

23/08/2016 17h44

Gabriel Medina foi eliminado na semifinal da etapa de Teahupoo, no Taiti. No começo da noite desta terça-feira (23), o brasileiro perdeu para o havaiano John John Florence, que mais adiante, na decisão, foi derrotado por Kelly Slater - o norte-americano conquistou seu quinto título nesta etapa. 

Gabriel, a pouco mais de 10 minutos do fim, passou à frente na bateria contra John John, ao conquistar uma nota 10 (veja acima) com um tubo perfeito. Na sequência, contudo, o rival marcou um 9,73 e, na soma com um 9,93, retomou a vantagem. O total do brasileiro foi de 19,23 e o do adversário, 19,66 - uma disputa em alto nível. 

Medina ainda teve prioridade de onda nos últimos dois minutos, mas o mar, calmo, não o ajudou. 

A derrota é ainda mais sentida por Medina por ter sido contra Florence, adversário direto na briga pela liderança do Mundial. O paulista perdeu a chance de assumir a ponta e conquistar a camiseta amarela, agora de John John, apesar do revés na final.  

Matt Wilkinson, da Austrália, era desde o começo do campeonato o primeiro colocado. No Taiti, no entanto, foi eliminado ainda no terceiro round e perdeu essa condição.

Medina vinha com bom retrospecto no "mar que quebra crânios": em 2014, ano em que conquistou o título mundial, foi o campeão da etapa. Em 2015, foi o vice.

O Brasil teve outro representante no Taiti, nesta terça. Bruno Santos deixou a disputa nas quartas, ao perder para Slater – que, na bateria, tirou uma nota 10 (veja abaixo).

 

A praia do Taiti que recebe a disputa é conhecida por "mar que quebra crânios" por ser uma das mais perigosas do circuito - é também uma das mais tradicionais. O apelido foi conferido devido às ondas poderosas e o raso fundo de coral do local.

A próxima etapa será nos Estados Unidos, na Califórnia, em Trestles, e está agendada para acontecer entre 7 e 18 de setembro. Depois, restarão apenas as de Hossegor, na França, Peniche, em Portugal, e Pipeline, no Havaí.