Topo

Sul-africano tem bateria perfeita com duas notas 10; Medina avança

Jordy Smith - Divulgação/WSL
Jordy Smith Imagem: Divulgação/WSL

Do UOL, em São Paulo

18/07/2017 08h39

O sul-africano Jordy Smith conseguiu um feito na manhã desta terça-feira. Surfando em casa, o atleta completou uma bateria perfeita nas ondas de Jeffreys Bay com duas notas 10 e avançou de fase na sexta etapa da World Surf League (WSL), o circuito mundial do esporte.

Uma das notas veio de forma unânime, com os cinco juízes soltando o 10 para Smith após uma combinação de tubos com fortes manobras. Na outra, um dos jurados deu 9,80, mas como a maior e a menor notas são descartadas ele completou a pontuação máxima de 20 pontos na bateria.

Desta forma, o italiano Leonardo Fioravanti pouco pôde fazer na bateria e acabou eliminado com uma pontuação alta de 16,17 em suas duas melhores ondas.

Apesar de raro, o feito completar uma bateria perfeita não é único de Jordy Smith. Recentemente, Kelly Slater no Taiti (2016) e Owen Wright em Fiji (2015) também atingiram os 20 pontos possíveis.

Entre os brasileiros, destaque para Gabriel Medina, que avançou para as quartas de final. Na terceira fase, ele venceu o australiano Bede Durbidge por 15,83 a 12,57. Na sequência, dominou o francês Joan Duru e o australiano e venceu com uma somatória de 18,74.

Filipe Toledo também segue na disputa. Ele sequer precisou entrar na água na terceira fase diante da lesão sofrida pelo seu oponente Kelly Slater na segunda-feira. Quando buscava uma vaga nas quartas de final, ele teve a bateria interrompida pela presença de tubarões na área.

Adriano de Souza “Mineirinho”, por sua vez, acabou eliminado pelo francês Joan Duru por 15,50 a 14,40 e deve cair no ranking. Ele chegou à África do Sul na terceira colocação. Caio Ibelli e Italo Ferreira também deram adeus à etapa com derrotas na terceira fase.