Topo

Filipe Toledo supera líder do ranking e vence etapa na Califórnia

Filipe Toledo disputa final da etapa na Califórnia, do Mundial de Surfe - WSL / SEAN ROWLAND
Filipe Toledo disputa final da etapa na Califórnia, do Mundial de Surfe Imagem: WSL / SEAN ROWLAND

Do UOL, em São Paulo

15/09/2017 16h35

Filipe Toledo venceu sua segunda etapa na atual edição do Mundial de Surfe. Diante do atual líder do ranking, Jordy Smith, o brasileiro teve uma somatória de 15,67 e se saiu vencedor de Trestles, na Califórnia (EUA) – o sul-africano terminou com 9,33.

Na semifinal, Filipe Toledo já havia superado o atual campeão mundial John John Florence, em uma disputa com poucas ondas.

Antes de Toledo e Smith caírem na água, uma brasileira já havia sido campeã em Trestles. Enfrentando a jovem promessa australiana Keely Andrew, Silvana Lima faturou o título da etapa.

“É um momento muito especial. Sempre parava na semifinal. Agora vencer Jordy, que me venceu ano passado, é uma emoção incrível. É Brasil! Eu e Silvana!”, disse Filipinho logo após sair do mar.

O título em Trestles dará 10 mil pontos para Filipe Toledo no Mundial de Surfe. Com o resultado, o brasileiro assumirá a sétima colocação, com 34.850 pontos. A classificação no surfe, porém, é variável, já que os atletas podem escolher duas etapas para serem descartadas.

A derrota na final dará a Jordy Smith 8 mil pontos. A pontuação deixará o sul-africano ainda mais líder, que alcançará os 45.850 pontos.

Antes de Trestles, Filipinho já havia sido campeão na etapa de J-Bay, na África do Sul. Já Jordy Smith venceu apenas a etapa de Bells Beach, na Austrália. A próxima etapa do Mundial de Surfe está marcada para acontecer entre os dias 7 e 18 de outubro, em Nouvelle-Aquitaine, na França.