Topo

Campeã de surfe morre em praia de Fortaleza após ser atingida por raio

Luzimara Souza, surfista cearense que morreu após ser atingida por um raio em praia de Fortaleza - Reprodução/Instagram
Luzimara Souza, surfista cearense que morreu após ser atingida por um raio em praia de Fortaleza Imagem: Reprodução/Instagram

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

27/03/2019 13h23

A surfista cearense Luzimara Souza, de 23 anos, morreu na manhã de hoje após ser atingida por um raio enquanto surfava na praia da Leste-Oeste, em Fortaleza (CE). Ela foi encaminhada para o Hospital Instituto Doutor José Frota, no Bairro Centro, mas não resistiu.

A informação foi confirmada ao UOL Esporte pelo próprio hospital. De acordo com a assessoria de imprensa, outro surfista que estava no mar próximo a Luzimara, chamado Felipe, encontra-se no local ainda em estado grave.

Luzimara praticava surfe desde os 10 anos e vinha sendo um dos destaques do esporte no cenário estadual, tendo inclusive sido campeã cearense no ano passado.

De acordo com Amélio Júnior, presidente da Federação Cearense de Surfe, Luzimara vinha treinando para competir nas etapas do Campeonato Brasileiro Feminino de Surfe de 2019.

"Inclusive, esse ano, devido ao título dela de campeã cearense, tínhamos até preparado um programa de assistência junto ao Governo do Ceará para conseguir as passagens aéreas para ela. Ela estava treinando e se preparando para as competições nacionais", disse à reportagem.

Pouco depois, a Confederação Brasileira de Surfe (CBS) divulgou uma nota lamentando o falecimento de Luzimara. Veja abaixo:

A CBSurf vem externar seus pesar pelo falecimento da atual campeã do surfe de base da nossa filiada Federaçao de Surf do Estado do Ceará Luzimara Souza. A atleta cearense foi atingida por um raio enquanto treinava, chegou a ser socorrida mas não resistiu. Os mais sinceros pêsames a família da campeã estadual Luzimara Souza, que ano passado prestigiou à abertura do CBSurf Pro Tour, alcançando o 17° lugar na prova, o que a levou a ocupar o 28° posto no ranking final.