Topo

Djokovic sofre, mas vence australiano de 18 anos e fica a um triunfo do topo

Novak Djokovic recebe toalha na partida contra o australiano Tomic em Wimbledon - Carl de Souza/AFP
Novak Djokovic recebe toalha na partida contra o australiano Tomic em Wimbledon Imagem: Carl de Souza/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/06/2011 11h55

Com apenas uma derrota na temporada, o sérvio Novak Djokovic passou apuros diante do jovem australiano Bernard Tomic, mas conseguiu voltar à partida e garantiu sua classificação para a semifinal de Wimbledon, ficando a uma vitória de ser número um do mundo pela primeira vez.

Uma das promessas do tênis mundial, com apenas 18 anos, Bernard Tomic teve uma numerosa torcida australiana a seu favor e aproveitou o quando pôde, mas acabou não segurando Djokovic, que venceu por 3 sets a 1, com parciais de 6-2, 3-6, 6-3 e 7-5. Agora o sérvio decide a sua possível chegada ao número um do mundo contra o francês Jo-Wilfried Tsonga, que bateu Roger Federer.

Djokovic começou melhor na partida e impôs seu ritmo de jogo aproveitando bem as subidas à rede e com um saque preciso para garantir o primeiro set diante do novato. O que provavelmente o sérvio não esperava é que seu parceiro de treinos complicasse a partida a partir de então.

Bernard Tomic reagiu e aproveitou o momento ruim do rival, que se precipitou em alguns pontos quando tentou subir à rede para a definição e acabou perdendo o set. O australiano ainda começou o terceiro set com uma quebra no saque de Djokovic, mas acabou vendo o número dois do mundo voltar a jogar o seu normal.

Mesmo depois de vencer o terceiro set e sair em vantagem na quarta parcial, Novak Djokovic voltou a encontrar dificuldades contra o australiano, mas chegou à vitória após quebrar o serviço do rival no 11º game do quarto set.

TSONGA IMPÕE VIRADA HISTÓRICA CONTRA FEDERER E VAI PARA A SEMIFINAL

O francês Jo-Wilfried Tsonga correu, saltou mergulhou em quadra e conseguiu uma incrível vitória de virada sobre o suíço Roger Federer, número três do mundo, na grama de Wimbledon. Pela primeira vez na carreira, o suíço perdeu uma partida depois de vencer dois sets.

Tsonga fechou o duelo por 3 sets a 2, com parciais de 3-6, 6-7(3-7), 6-4, 6-4 e 6-4, e vai enfrentar na semifinal o sérvio Novak Djokovic, que precisa do triunfo para se tornar número 1. Foi contra Tsonga o primeiro título de Grand Slam do sérvio, no Aberto da Austrália-2008.

MURRAY NÃO PERDOA 'QUERIDINHO' DE SUA MÃE E VENCE PARA IR À SEMIFINAL

Após sua mãe ter passado uma cantada no espanhol Feliciano Lopez, seu rival desta quarta-feira, o britânico Andy Murray tratou de eliminar o adversário nas quartas de final de Wimbledon e garantir a vaga na semifinal pelo terceiro ano seguido ao aplicar 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-4 e 6-4.

Murray busca de seu primeiro título de Grand Slam e tentando quebrar um jejum de 75 anos sem britânicos campeões em torneios desta série – o último foi Fred Perry em Wimbledon-1936

NADAL OSCILA, MAS SEGUE NA BUSCA PELO TRICAMPEONATO DE WIMBLEDON

O espanhol Rafael Nadal tomou sustos para passar pelo norte-americano Mardy Fish e garantir a classificação para a semifinal na busca pelo seu terceiro título em Wimbledon, onde venceu em 2008 e no ano passado, além de ter ficado com o vice em 2006 e 2007. O espanhol fechou o duelo por 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 6-3, 5-7 e 6-4.

Ainda tentando manter a liderança do ranking mundial, em que precisa ser campeão e o sérvio Novak Djokovic não chegar à final, Nadal vai repetir a semifinal do ano passado contra Murray.