Topo

Tsonga salta, mergulha e bate Federer de virada para ir à semi de Wimbledon

Jo-Wilfried Tsonga mergulha em quadra na partida contra Federer em Wimbledon - Alastair Grant/AP
Jo-Wilfried Tsonga mergulha em quadra na partida contra Federer em Wimbledon Imagem: Alastair Grant/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/06/2011 12h24

O francês Jo-Wilfried Tsonga correu, saltou mergulhou em quadra e conseguiu uma incrível vitória de virada sobre o suíço Roger Federer, número três do mundo, na grama de Wimbledon. Pela primeira vez na carreira, o tenista suíço perdeu uma partida na qual havia vencido os dois primeiros sets por um Grand Slam.

Tsonga fechou o duelo por 3 sets a 2, com parciais de 3-6, 6-7(3-7), 6-4, 6-4 e 6-4, e vai enfrentar na semifinal o sérvio Novak Djokovic, que precisa do triunfo para se tornar número um do mundo. Foi contra Tsonga o primeiro título de Grand Slam da carreira do sérvio, no Aberto da Austrália de 2008.

Roger Federer garantiu bem no primeiro set os pontos em seu serviço no primeiro set, disparou 12 bolas vencedoras e não permitiu que Tsonga chegasse a complicar o duelo, fechando a parcial. O segundo set trouxe um pouco mais de complicações para o suíço, que só conseguiu fechar no tie-break.

A partir do terceiro set o francês Jo-Wilfried Tsonga passou a arriscar tudo na partida e colocou um ritmo complicado para Roger Federer, conseguindo contar com uma quebra de serviço e confirmando a parcial depois de ver o suíço salvar três set points.

Mesmo se atrapalhando um pouco em alguns momentos, Jo-Wilfried Tsonga não deixou Roger Federer voltar ao jogo, vencendo o quarto e o quinto sets para fechar após 3h de jogo para ir pela primeira vez à semifinal de Wimbledon.

Dono de seis títulos em Wimbledon, Roger Federer parou pela segunda vez consecutiva nas quartas de final. No ano passado ele havia sido derrotado pelo tcheco Tomas Berdych, que foi o vice-campeão na ocasião. Foi a primeira vez em que Federer foi derrotado de virada depois de ter vencido os dois primeiros sets.

DJOKOVIC TOMA SUFOCO PARA VENCER PARCEIRO DE TREINOS DE 18 ANOS

Com apenas uma derrota na temporada, o sérvio Novak Djokovic passou apuros diante do jovem australiano Bernard Tomic, mas conseguiu voltar à partida e garantiu sua classificação para a semifinal de Wimbledon, ficando a uma vitória de ser número um do mundo.

O tenista sérvio que perdeu apenas uma partida na temporada (para Roger Federer em Roland Garros) fechou a partida em 3 sets a 1, com parciais de 6-2, 3-6, 6-3 e 7-5 na quadra 1 do All England Club, em Londres.

MURRAY NÃO PERDOA 'QUERIDINHO' DE SUA MÃE E VENCE PARA IR À SEMIFINAL

Após sua mãe ter passado uma cantada no espanhol Feliciano Lopez, seu rival desta quarta-feira, o britânico Andy Murray tratou de eliminar o adversário nas quartas de final de Wimbledon e garantir a vaga na semifinal pelo terceiro ano seguido ao aplicar 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-4 e 6-4.

Murray busca de seu primeiro título de Grand Slam e tentando quebrar um jejum de 75 anos sem britânicos campeões em torneios desta série – o último foi Fred Perry em Wimbledon-1936

NADAL OSCILA, MAS SEGUE NA BUSCA PELO TRICAMPEONATO DE WIMBLEDON

O espanhol Rafael Nadal tomou sustos para passar pelo norte-americano Mardy Fish e garantir a classificação para a semifinal na busca pelo seu terceiro título em Wimbledon, onde venceu em 2008 e no ano passado, além de ter ficado com o vice em 2006 e 2007. O espanhol fechou o duelo por 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 6-3, 5-7 e 6-4.

Ainda tentando manter a liderança do ranking mundial, em que precisa ser campeão e o sérvio Novak Djokovic não chegar à final, Nadal vai repetir a semifinal do ano passado contra Murray.