Topo

Nadal impede revanche de Murray e enfrenta Djokovic na final em Wimbledon

Nadal sentiu algumas dificuldades no início do jogo, mas reagiu diante de um desanimado Murray - Toby Melville/Reuters
Nadal sentiu algumas dificuldades no início do jogo, mas reagiu diante de um desanimado Murray Imagem: Toby Melville/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/07/2011 15h42

Rafael Nadal terá a chance de conquistar o título de Wimbledon pelo segundo ano consecutivo. Nesta sexta-feira, o espanhol impediu a revanche de Andy Murray e derrotou o britânico de virada por 3 sets a 1 (parciais de 5-7, 6-2, 6-2 e 6-4). Na decisão, ele enfrentará Novak Djokovic, novo número um do ranking mundial.

Murray viu sua chance de fazer história no torneio se encerrar. O último tenista britânico que havia conquistado o título em Wimbledon foi Fred Perry em 1936. E desde 1938 nenhum atleta da Grã Bretanha chega à decisão do torneio – o último foi Bunny Austin.

Para completar, Murray não conseguiu se vingar de Nadal. No ano passado, os dois também se encontraram nas semifinais em Wimbledon, mas acabou derrotado pelo espanhol. O britânico terá mesmo que se contentar em vencer o rival no videogame – Murray revelou que Nadal é seu “freguês” no Playstation.

Além de defender o título, Nadal terá outra motivação para a final de domingo. O espanhol encarará Novak Djokovic, que tomou de suas mãos a liderança do ranking mundial ao derrotar Jo-Wilfried Tsonga na semifinal do Grand Slam inglês. Mesmo se levar a taça, Nadal ficará atrás do sérvio.

O jogo

Em um primeiro set muito equilibrado, Murray começou bem no saque e colocou pressão em Nadal. O espanhol, por sua vez, teve alguma dificuldade para confirmar seu serviço. A primeira quebra de serviço se mostrou decisiva; foi com ela que o britânico fechou por 7-5.

Atual campeão de Wimbledon, Nadal reagiu no segundo set. O espanhol aproveitou os seguidos vacilos de Murray e quebrou o serviço do adversário no quinto game. O britânico continuou mal, cometeu muitas falhas e não teve como impedir o rival de fazer 6-2.

Nadal mostrou que estava em crescimento na partida. Murray, demonstrando certo abatimento, voltou a errar demais e teve seu saque quebrado logo no primeiro game do terceiro set. O espanhol se manteve concentrado, obteve outra quebra no sétimo game e, sem dificuldades, fez 6-2.

Murray continuou apático no início do quarto set. Nadal quebrou o serviço do adversário, mas o britânico deu sinais de reação em seguida. Mesmo com o rival dando mais trabalho, o espanhol continuou firme e fechou em 6-4.

DJOKOVIC VENCE, VAI À FINAL E SE TORNA NOVO NÚMERO UM DO MUNDO

Novak Djokovic viveu uma sexta-feira especial. O tenista assegurou sua presença na final do torneio de Wimbledon ao derrotar o francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 1 (parciais de 7-6(7-4), 6-2, 6-7(9-11) e 6-3). De quebra, o triunfo permitiu ao sérvio finalmente ultrapassar Rafael Nadal e assumir a liderança do ranking da ATP. Ele entrará para a história na próxima segunda-feira como o 25º homem a liderar o ranking mundial masculino, desde que o sistema matemático foi criado pela ATP, em agosto de 1973. Leia mais