Topo

Djokovic vence Nadal em Wimbledon e coroa reinado com inédito título na grama

Sérvio Novak Djokovic comemora ponto obtido contra Rafael Nadal na final - Glyn Kirk/AFP
Sérvio Novak Djokovic comemora ponto obtido contra Rafael Nadal na final Imagem: Glyn Kirk/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

03/07/2011 12h43

A inversão de posições no ranking entre Rafael Nadal e Novak Djokovic já estava confirmada antes mesmo do resultado da final em Wimbledon. Novo número um do mundo (mas só a partir de segunda-feira), o sérvio coroou o início de seu ‘reinado’ com inédito título na grama. Neste domingo, Djokovic confirmou o bom retrospecto recente contra o espanhol, venceu por 3 a 1 (6-4, 6-1, 1-6 e 6-3) e faturou o terceiro Grand Slam de sua carreira.

Duas vezes campeão do Aberto da Austrália (2008 e 2011), Novak Djokovic entra para a seleta lista de campeões em Wimbledon. Desde o início da era Aberta do tênis (em 1968), o sérvio é apenas o 20º vencedor do torneio mais nobre do circuito. Mas antes mesmo de conquistar o inédito título, o tenista de 24 anos já havia confirmado a subida ao topo do ranking mundial.

A confirmação veio com a vitória sobre o francês Jô-Wilfried Tsonga na semifinal. Com o resultado de sexta-feira, nem uma derrota na final tiraria o número um de Djokovic. Mas o posto só será assumido oficialmente na segunda-feira, data da divulgação do ranking. Neste domingo, Nadal se despediu com derrota do status que o acompanhou por 48 semanas seguidas. É o quinto revés seguido sofrido para o sérvio - o retrospecto agora aponta 16 vitórias do espanhol e 11 derrotas.

Antes da decisão, Djokovic chegou a dizer que não tinha nada a perder e seria agressivo. E foi mesmo. O primeiro set foi marcado pelo alto nível, equilíbrio e pela eficiência dos tenistas enquanto estavam no saque. A parcial teve poucos erros não forçados – cinco de Nadal e apenas dois de Djokovic – e na única chance de quebra de serviço, o sérvio se mostrou mais eficiente e fez 6-4.

Conhecido por sua intensidade nas partidas, Djokovic manteve a postura agressiva e fez um belo segundo set. Primeiro, quebrou o saque de Nadal em sua primeira passagem pelo serviço. Depois obteve o mesmo sucesso no sexto game e confirmou a superioridade atual ao fazer 6-1.

Nadal devolveu na mesma moeda. O espanhol mostrou poder de reação após fazer um set abaixo de seu nível técnico e contou com a queda de rendimento do sérvio. A exemplo de Djokovic, o atual número um do mundo obteve a quebra no primeiro saque rival e comandou toda a parcial para finalizar em 6-1.

A reação de Nadal, porém, foi interrompida no terceiro set. Com um 6-3, Djokovic fechou a partida e selou a conquista do seu inédito título em Wimbledon.

NÚMEROS DA FINAL DE MASCULINA DE WIMBLEDON 2011

Rafael Nadal

1 x 3

Novak Djokovic
5
Aces
7
78%
1º serviço
73%
21
Bolas vencedoras
27
15
Erros não forçados
12
3/6
Quebras de serviços
5/6

VEJA O QUE FALARAM OS TENISTAS APÓS A FINAL

Acho que ainda estou dormindo. Sinto-me como em um sonho. É muito difícil descrever com palavras. É o dia mais especial da minha vida porque acabo de ganhar aquele que sempre foi meu torneio preferido. Wimbledon é o primeiro torneio de tênis que vi quando era criança


  Novak Djokovic, sem acreditar na vitória
Hoje foi impossível. Joguei o melhor que pude, como sempre, e tentarei de novo no próximo ano. Wimbledon sempre foi o torneio mais especial para mim e disputar a final de novo foi um sonho. Ganhei pela primeira vez em 2008 e imagino a emoção que Djokovic está sentindo


Rafael Nadal, após a derrota na final

NAMORADAS DE TENISTAS REFORÇAM E EMBELEZAM TORCIDA NA FINAL

As belas namoradas dos finalistas de Wimbledon foram prestigiar os amados e reforçaram as torcidas pessoais. Jelena Ristic (e) levou a melhor e vai comemorar com o sérvio Novak Djokovic, campeão pela primeira vez na grama. Já Maria Francisca Perello (d) terá a missão de consolar o namorado Rafael Nadal, que além de ficar com o vice na grama inglesa, perde a liderança do ranking justamente para o adversário da final deste domingo.

KVITOVA VENCE SHARAPOVA, CONQUISTA WIMBLEDON E EVITA REVIVAL DE MUSA

Ex-número um do mundo, Sharapova teve a torcida do noivo e o favoritismo nas costas na final de Wimbledon. A russa buscava ainda seu quarto título de Grand Slam e queria reviver o momento que lhe deu projeção mundial: a conquista em 2004 na grama inglesa. No entanto, nem os gritos surtiram efeito e a musa esbarrou na determinação de Petra Kvitova. Com 2 a 0, parciais de 6-3 e 6-4, a tcheca faturou inédito troféu e evitou revival da adversária.

O título de Kvitova encerra jejuns na história de Wimbledon. A atual número 8 do mundo é a 1ª tcheca a levantar o troféu desde 1998. A jovem de 21 anos também é a 1ª canhota a vencer no Grand Slam britânico desde 1990 ? Martina Navratilova havia sido a última.