Topo

Feijão vence duas partidas no mesmo dia, garante semifinal e entra no top 100

João Souza, o Feijão, vai enfrentar nas semifinais o holandês Robin Haase - John Vizcaino/Reuters
João Souza, o Feijão, vai enfrentar nas semifinais o holandês Robin Haase Imagem: John Vizcaino/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

04/08/2011 11h01

Aos 23 anos o tenista brasileiro João Souza, o Feijão, conquistou nesta quinta-feira o melhor resultado de sua carreira ao se classificar para as semifinais do Torneio de Kitzbuhel e garantir a entrada pela primeira vez na carreira no top 100 do ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

Atrapalhado pela chuva que castigou a programação do torneio austríaco na quarta-feira, Feijão teve de entrar em quadra duas vezes em um intervalo menor que 3h e se saiu bem, vencendo primeiro lucky loser o argentino Diego Junqueira e depois o top 50 espanhol Pablo Andujar, ambos por 2 sets a 0.

Primeiro ele fechou com duplo 6-2 a partida contra Junqueira, número 97 do ranking mundial. Na sequência o brasileiro chegou a perder dois match points diante de Andujar, mas se recuperou e fez 6-3 e 6-4 no número 46 do mundo.

O paulista de Mogi das Cruzes que é treinado por Ricardo Acioly, ex-capitão brasileiro na Copa Davis, se tornou o 24º tenista do país na história a entrar para a lista dos cem melhores do mundo pela ATP.

Feijão igualou sua melhor campanha em um torneio ATP com a vaga na semifinal, o que havia feito apenas no Torneio de Santiago em 2010. O adversário do brasileiro na disputa por vaga em sua primeira final será o holandês Robin Haase, número 53 do mundo.

Curiosamente, o tenista que é treinado por Ricardo Acioly - ex-técnico de Fernando Meligeni e capitão brasileiro na Copa Davis - também havia iniciado o Torneio de Santiago tendo de disputar o qualificatório.

Apesar da boa campanha em Kitzbuhel, na Áustria, o tenista nascido em Mogi das Cruzes (SP) terá de jogar o qualificatório para entrar na chave principal do Aberto dos Estados Unidos, último Grand Slam da temporada, já que o ranking para o torneio já havia fechado antes da campanha desta semana.

*Atualizado às 15h27min

TENISTAS BRASILEIROS QUE CHEGARAM AO TOP 100 DO RANKING DA ATP

Gustavo KuertenFlávio SarettaIvan Kley
Thomaz BellucciCássio MottaGivaldo Barbosa
Thomaz KochRicardo MelloThiago Alves
Fernando MeligeniAndré SáDanilo Marcelino
Luiz MattarMarcos DanielFernando Roese
Marcos HocevarJúlio GoesRoger Guedes
Jaime OncinsJoão SoaresAlexandre Simoni
Carlos KirmayrEdison MandarinoJoão Souza