Topo

Bellucci evita pneu, mas perde para ascendente Gasquet e está fora de Montréal

Bellucci se despede do Canadá na 2ª rodada com a melhor participação no torneio - Matthew Stockman/Getty Images/AFP
Bellucci se despede do Canadá na 2ª rodada com a melhor participação no torneio Imagem: Matthew Stockman/Getty Images/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/08/2011 17h14

Thomaz Bellucci encontrou pela segunda vez com Richard Gasquet na carreira. E sofreu seu segundo revés nesta quarta-feira. O brasileiro ficou perto de levar pneu, mas evitou a derrota por 6-0 no primeiro set. Mesmo assim, perdeu por 6-1 e 6-4 na segunda rodada e está fora do Masters 1000 de Montréal. Famoso pelo 'beijo-cocaína', o francês consolida sua ascensão e a melhor fase desde o caso inusitado de doping em 2009.

Os dois tenistas haviam se encontrado em Roland Garros deste ano, com vitória de Gasquet por 3 a 1 (6-2, 6-3, 3-6 e 6-3). Antes do segundo encontro, Bellucci elogiou o adversário e afirmou que precisaria de um jogo agressivo com variações de jogadas para comandar os pontos e tentar a vitória diante de um rival em ascensão.

Não conseguiu. Bellucci ainda sofreu com os saques do francês no primeiro set e quase levou um pneu. O brasileiro salvou, com certa dificuldade, somente no sexto game para confirmar o serviço. Mas não deu para o número 1 do Brasil. Gasquet abriu 1 a 0 ao fechar em 6-1.

A segunda parcial foi bem mais equilibrada. Cada tenista teve uma chance de quebra. Gasquet impediu que Bellucci vencesse o game durante seu serviço e ainda conseguiu quebrar o saque do brasileiro para vencer por 6-4, em 1h18 de partida.

Atual número 36 do mundo, Bellucci se despede do Masters 1000 do Canadá com sua melhor participação. Em 2008 e 2010, ele acabou derrotado na primeira rodada. Richard Gasquet já foi finalista do torneio canadense em 2006 – mas acabou derrotado por Roger Federer.

O francês avançou as oitavas de final e já consolida sua boa fase. Gasquet começou o ano na 29ª colocação no ranking mundial. Desde junho figura no top 15. É a melhor sequência desde seu inusitado caso de doping em 2009. O tenista testou positivo para cocaína em março e chegou a ser suspenso preventivamente por dois meses.

Mas Gasquet alegou que não fez uso da droga e que seu organismo havia contraído a substância após um beijo que ele deu em uma garota numa boate da cidade da Flórida, em uma casa noturna. A CAS (Corte Arbitral do Esporte) aceitou a defesa e absolveu o atleta.

FEDERER INAUGURA FASE 'TRINTÃO' COM VITÓRIA SOBRE ANFITRIÃO

Atual vice-campeão do Masters 1000 do Canadá, o suíço Roger Federer inaugurou bem a fase ?trintão? e passou sem problemas pela estreia em Montréal diante do canadense Vasek Pospisil ao fechar a partida pela segunda rodada em 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-3. Roger Federer entrou em quadra pela primeira vez depois de ter completado 30 anos na segunda-feira e encerrando também um período de férias após ter ficado pelo caminho nas quartas de final em Wimbledon. Leia a notícia