Topo

Djokovic sente desgaste e abandona final de Cincinnati contra Andy Murray

Sérvio foi atendido no ombro direito, mas não suportou as dores e desistiu da final - EFE/Mark Lyons
Sérvio foi atendido no ombro direito, mas não suportou as dores e desistiu da final Imagem: EFE/Mark Lyons

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/08/2011 15h07

A série de vitórias de Novak Djokovic no Masters 1000 deste ano acabou de forma frustrante. O sérvio, que perdeu apenas um jogo em todo o ano, abandonou a final contra Andy Murray durante o segundo set da decisão em Cincinnati, depois de perder o primeiro set em 6-4. A desistência garantiu ao tenista britânico seu segundo título na temporada.

FORA DO GRAND SLAM?

Estou confiante que consigo me recuperar em tempo e estar pronto para o Aberto dos EUA

Novak Djokovic, sobre as dores em seu ombro, após a final em Cincinnati

Com pouco mais de uma semana para o início do Aberto dos EUA, o abandono de Djokovic levanta dúvidas sobre a participação do atleta no Grand Slam norte-americano. O sérvio, entretanto, acredita que consegue se recuperar em tempo das dores no ombro direito que o obrigaram a desistir da partida. "Não existe derrota boa, isso é um fato. Mas a coisa boa é que temos sete ou oito dias para começar o Aberto dos EUA".

"Eu geralmente fico cansado em jogar muitas partidas, mas cansaço não é  a desculpa", disse o número um do mundo, que já havia batido Murray na final do Aberto da Austrália, no início do ano. "A razão é o ombro. Eu simplesmente não conseguia sacar", lamentou.

O número um do mundo mostrou desgaste físico desde o início da partida. De fato, o ano do sérvio tem sido tão puxado quanto vitorioso. Atravessando uma fase excepcional, Djokovic havia perdido apenas uma partida em todo ano (para Roger Federer, em Roland Garros), conquistando todos os cinco torneios Masters 1000 do ano até Cincinnati.

Todo este histórico não esteve em quadra no primeiro set. Pelo contrário, das vitórias no ano restou apenas o cansaço. Djokovic aparentava desgaste em quadra, apesar de ter se classificado para a final após desistência de Tomas Berdych. O resultado foi a derrota por 6-4 na parcial em que o sérvio somou 20 erros não forçados contra apenas sete de Murray.

No intervalo entre o primeiro e segundo set, o número um do mundo pediu o atendimento do fisioterapeuta e mais alguns minutos extras para tratar a dor no ombro direito.

"Quando vi que a potência do seu serviço havia caído no final do primeiro set, me dei conta que estava sendo duro para ele", afirmou Murray, campeão em Cincinnati. "Esta não é a maneira que eu gostaria de vencê-lo".

Quando já perdia por 3-0 no segundo set, o sérvio voltou a queixar-se de dores no ombro direito e decidiu abandonar a final do Masters 1000 de Cincinnati. O título de Andy Murray representou o segundo na temporada para o britânico, que havia vencido em casa, no Torneio de Queens, em junho.