Topo

Federer dá o troco em Tsonga após dois reveses e pega Djokovic na semifinal

Roger Federer rebate nas quartas de final contra Tsonga, pelo Aberto dos EUA - EFE
Roger Federer rebate nas quartas de final contra Tsonga, pelo Aberto dos EUA Imagem: EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/09/2011 00h12

Após dois reveses seguidos, Roger Federer enfim deu o troco no francês Jo-Wilfried Tsonga. Nesta quinta-feira, o ex-número 1 do mundo conseguiu se vingar com estilo, vencendo por 3 a 0 e conquistando assim uma vaga na semifinal do Aberto dos Estados Unidos.

Federer teve de “lutar” também contra a chuva, que causou uma paralisação ainda no primeiro set de jogo, mas fechou o placar com certa facilidade, por 6-4, 6-3 e 6-3.

Tsonga venceu Federer nos dois confrontos anteriores, e estava “engasgado”. O francês triunfou em Wimbledon, também em um jogo de quartas de final, e no ATP 1000 de Montréal, nas oitavas de final. Agora, o retrospecto entre eles mostra cinco vitórias de Federer e três de Tsonga.

"Não importa em quantos sets, o importante é que joguei bem. Tsonga também esteve muito bem nesses últimos jogos, mas estou feliz de ter vencido", afirmou Federer. "Pegar Djokovic é o maior desafio do tênis atualmente, mas espero jogar no mesmo nível."

Com o resultado, um clássico ficou desenhado para a semifinal do último Grand Slam da temporada. Federer vai encarar o número 1 do ranking Novak Djokovic, que contou com uma lesão de Janko Tipsarevic para conquistar sua vaga.

O primeiro set de partida em Nova York teve Federer saindo na frente logo no início, mas Tsonga conseguiu correr atrás antes da parada. A chuva deu as caras quando o placar estava em 3-2 para o suíço, fazendo com que os competidores tivessem de deixar a quadra.

No retorno, Federer se mostrou mais eficiente para conseguir uma quebra decisiva, abrir 5-4 e sacar para fechar.

O segundo set teve o suíço disparando em 4-1. Apesar de Tsonga conseguir diminuir a desvantagem, Federer fechou com facilidade. A parcial final foi mais disputada, mas o favoritismo mais uma vez prevaleceu:  no nono game, vitória no saque do francês, que deixou caminho aberto para o fim da partida.
 

SERENA E WOZNIACKI FAZEM SEMIFINAL NO FEMININO

Serena Williams já ganhou três títulos do Aberto dos EUA e parece que a norte-americana quer mais um troféu. Após derrotar a russa Anastasia Pavlyuchenkova na quinta-feira, por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-1, ela enfrentará na semifinal Caroline Wozniacki. A dinamarquesa, atual líder do ranking mundial, nunca venceu um título de Grand Slam e seu melhor desempenho em torneios desse porte foi o vice-campeonato nos Estados Unidos em 2009. Para chegar à semifinal ela derrotou a alemã Andrea Petkovic por 2 sets a 0, com parcias de 6-1 e 7-6 (7-5). LEIA MAIS

ADVERSÁRIO SENTE CÂIBRA DURANTE JOGO E DJOKOVIC VENCE POR DESISTÊNCIA

Número um no ranking masculino, o sérvio Novak Djokovic teve na quinta-feira sua partida mais difícil no Aberto dos EUA. O jogo de quartas de final contra o compatriota Janko Tipsarevic estava empatado em 1 set a 1, com direito a dois tie-breaks, quando o adversário começou a sentir câimbras. Tipsarevic resistiu, mas teve que abandonar o jogo no quarto set, após praticamente entregar o terceiro. Quando o jogo acabou, o placar marcava 7-6 (7-2), 6-7 (3-7), 6-0 e 3-0 para Djokovic. Na semifinal ele faz um clássico contra Roger Federer. LEIA MAIS