Topo

Stosur bate zebra alemã, vai à final e tem nova chance de quebrar jejum australiano

Samantha Stosur saca contra Angelique Kerber na semi do Aberto dos EUA - REUTERS/Ray Stubblebine
Samantha Stosur saca contra Angelique Kerber na semi do Aberto dos EUA Imagem: REUTERS/Ray Stubblebine

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/09/2011 21h07

A australiana Samantha Stosur está de volta a uma final de Grand Slam. Após perder sua chance em Roland Garros no ano passado, ela vai decidir o Aberto dos Estados Unidos depois de vencer na semifinal a zebra alemã Angelique Kerber por 2 sets a 1 e parciais de 6-3, 2-6 e 6-2.

Stosur terá uma nova chance de se tornar a primeira australiana a vencer um torneio Grand Slam desde que Evonne Goolagong ganhou o título de Wimbledon em 1980. Sua adversária na final de domingo será a anfitriã Serena Williams.

Número 10 do mundo, Stosur teve pela frente a sensação do torneio, a alemã Angelique Kerber, 92ª da lista da WTA. A zebra deu trabalho e tirou um set da australiana, mas não ofereceu resistência na parcial decisiva.

Com seu jogo baseado no saque, Stosur não precisou acertar nenhum ace, mas levou vantagem com 72% de aproveitamento de seu primeiro serviço e teve quase o dobro de bolas vencedoras da adversária, que entrou com uma proposta mais defensiva.

Com 27 pontos conquistados na rede, Stosur mostrou um jogo agressivo que acabou sufocando o físico de Kerber na última parcial. A alemã ainda conseguiu uma quebra quando a australiana sacava para fechar pela primeira vez. Mas, no final, Stosur conseguiu confirmar seu favoritismo e assegurar sua vaga na final do Aberto dos EUA pela primeira vez na carreira.

SERENA BATE WOZNIACKI

O jogo defensivo de Caroline Wozniacki continua sem nunca ter superado a agressividade de Serena Williams. A norte-americana venceu a terceira partida em três jogos contra a dinamarquesa, valendo vaga na final do Aberto dos Estados Unidos. Com parciais de 6-2 e 6-4, a maior vencedora de Grand Slams em atividade agravou o principal peso da carreira da atual número 1 do mundo.

Mesmo com a derrota, Wozniacki continuará na liderança do ranking. E continuará a ser questionada por nunca ter vencido um Grand Slam sequer. Por outro lado, Serena sela a sua volta por cima após a lesão no pé direito que a deixou afastada do circuito por quase um ano.

DJOKOVIC VENCE FEDERER DE VIRADA

Roger Federer esteve perto de impor a Novak Djokovic a terceira derrota do ano, novamente em uma semifinal de Grand Slam. Mas o suíço não repetiu o feito de Roland Garros, e o sérvio conseguiu chegar à decisão do Aberto dos Estados Unidos pela terceira vez na carreira. O número 1 do mundo saiu perdendo por 2 sets a 0, mas conseguiu a virada depois de salvar dois match-points no quinto set. A vitória foi por 3 a 2, com parciais de 6-7 (7-9), 4-6, 6-3, 6-2 e 7-5.

Com a derrota, Federer amarga a sua primeira temporada sem nenhum título de Grand Slam desde 2003, quando venceu o seu primeiro, em Wimbledon.