Topo

Djokovic tenta jogar no sacrifício, mas abandona e chora com eliminação sérvia

Novak Djokovic chora eliminação da Sérvia na Copa Davis, contra a Argentina, em casa - AFP PHOTO / ANDREJ ISAKOVIC
Novak Djokovic chora eliminação da Sérvia na Copa Davis, contra a Argentina, em casa Imagem: AFP PHOTO / ANDREJ ISAKOVIC

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/09/2011 11h28

Novak Djokovic foi escalado às pressas neste domingo para tentar salvar a Sérvia de uma derrota que parecia inevitável contra a Argentina. Contra Juan Martin Del Potro, o melhor do mundo até tentou brigar, mas abandonou com dores nas costas no segundo set e chorou muito a eliminação de seu país na Copa Davis.

NADAL VENCE E ESPANHA VAI À DECISÃO

  • Marcelo del Pozo/Reuters

    Rafael Nadal entrou em quadra e não tomou conhecimento de Jo-Wilfried Tsonga para levar a Espanha à final da Copa Davis. Com 3 sets a 0 (parciais de 6-0, 6-2 e 6-4), o 2º colocado do ranking mundial garantiu o 3 a 1 contra a França jogando no saibro, seu piso favorito, e em Córdoba, no seu país.

A opção por Djokovic se deu em cima da hora. Em casa, a Sérvia viu Viktor Troicki e Janko Tipsarevic perderem as partidas de simples, mas venceu nas duplas. No último dia, precisava de duas vitórias para ir à final, por isso colocou seu melhor tenista para encarar Juan Martin Del Potro.

Djokovic, que já vinha sentindo o problema nas costas desde sua vitória no Aberto dos Estados Unidos, brigou muito pelo primeiro set. Mesmo com dificuldades, só perdeu no tie-break. Na segunda parcial, se manteve em quadra até o 3-0 do rival, quando desabou e confirmou a classificação argentina.

Enquanto os sul-americanos comemoravam sua quarta final de Davis e a chance de brigar pelo primeiro título, Djokovic sentiu o baque. O sérvio foi o principal responsável pela conquista do título da competição no ano passado, quando ele iniciou a arrancada que o levou à primeira colocação no ranking mundial.

Na saída de quadro, aos prantos, ele foi consolado pela torcida, pelos companheiros e treinadores e até pelos rivais. Os argentinos vão enfrentar a Espanha na decisão. A equipe foi liderada por Rafael Nadal, que venceu suas duas partidas em simples, sendo que neste domingo contra Jo-Wilfried Tsonga.  

Após a vitória neste domingo, o time ibérico vai brigar pelo seu quinto título, o quarto somente com a geração atual.