Topo

Federer mantém soberania contra tenistas fora do Top 20, bate Monaco e vai à semi em Paris

Roger Federer rebate bola na vitória contra Juan Monaco, que lhe deu vaga na semifinal - AP Photo/Lionel Cironneau
Roger Federer rebate bola na vitória contra Juan Monaco, que lhe deu vaga na semifinal Imagem: AP Photo/Lionel Cironneau

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/11/2011 16h14

Pela 62ª vez consecutiva, um tenista que não pertence ao Top 20 do grupo mundial foi derrotado por Roger Federer, número quatro do mundo. Nesta quinta-feira, a vítima do suíço foi o argentino Juan Monaco (34º), nas quartas de final do Masters 1000 de Paris. Federer venceu por 2 sets a 0, parciais de 6-3 e 7-5 e garantiu lugar na semifinal do torneio francês.

A última derrota do ex-número um do mundo para um tenista que não figurava entre os 20 melhores foi no dia 7 de junho de 2010, contra o australiano Lleyton Hewitt, que na época ocupada a 32ª colocação. O jogo foi disputado no torneio de Halle, na Alemanha.

TOMAS BERDYCH ENCERRA SEQUÊNCIA INVICTA DE MURRAY E VAI À SEMIFINAL

  • REUTERS/Jacky Naegelen

    O tenista tcheco Tomas Berdych também garantiu vaga na semifinal em Paris. Nas quartas, ele derrotou de virada o britânico Andy Murray, terceiro colocado no ranking da ATP. Berdych fez 2 sets a 1, parciais de 4-6, 7-6 (7-5) e 6-4, em mais de três horas de partida. A derrota desta sexta-feira foi a primeira de Andy Murray em 18 partidas - ele vinha de uma sequência invicta de 17 partidas.

Contra Juan Monaco, na França, Federer começou o jogo pressionado, já que teve seu saque quebrado na segunda vez em que servia no primeiro set. O argentino, imprimindo um ritmo forte de jogo, dava poucos pontos para o rival. No entanto, o suíço acordou, ganhou os cinco games seguintes e reverteu a desvantagem de 3 a 1 para fechar a parcial em 6 a 3, em pouco mais de meia hora de jogo.

No segundo set, a partida seguiu mais equilibrada, com os dois tenistas, embora com dificuldades, conseguindo confirmar seus saques até o 11º game. Com o confronto empatado em 5 a 5, Roger Federer conseguiu se impor mesmo com o rival sacando, abriu 0-30 e encaminhou a vitória no game. Ele conseguiu o primeiro break-point do set e, na terceira oportunidade, quebrou o saque do argentino.

Com uma quebra à frente, o número quatro do mundo não teve maiores dificuldades para apenas confirmar seu serviço, fechar o set em 7 a 5, o jogo em 2 a 0 e se garantir na próxima fase, neste sábado.

JOHN ISNER VENCE FERRER PELA 1ª VEZ E ENFRENTA TSONGA NA SEMI

Quinto melhor jogador da ATP, David Ferrer havia vencido todos os três combates contra John Isner, mas nesta sexta-feira o norte-americano foi o vencedor do duelo e garantiu sua vaga na semifinal do Masters 1000 de Paris.

Depois de vencer o primeiro set por 6-3, Isner levou o troco do tenista espanhol no segundo set, mas se recuperou e fechou a partida em outro 6-3, depois de 1h45 de jogo. O saque, mais uma vez, foi o trunfo do número 25 do mundo, que conseguiu 12 aces na partida.

No sábado, Isner enfrenta Jo-Wilfried Tsonga, que garantiu sua vaga depois da desistência de Novak Djokovic.