Topo

Federer aplica pneu, confirma supremacia contra Nadal em ATP Finals e vai à semi

Federer mostrou seu melhor tênis e venceu Nadal com direito a pneu no 2º set - REUTERS/Toby Melville
Federer mostrou seu melhor tênis e venceu Nadal com direito a pneu no 2º set Imagem: REUTERS/Toby Melville

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/11/2011 19h18

Apesar de ser um dos maiores tenistas da história, Roger Federer é freguês de Rafael Nadal. Em torneios que fecham a temporada, porém, a freguesia é inversa. E foi isso que se confirmou nesta terça-feira, quando o suíço mostrou muito mais disposição, venceu o espanhol por 2 sets a 0 com direito a pneu (6-3 e 6-0) e assegurou a primeira vaga nas semifinais do ATP Finals de Londres.

Foi a quarta vez que os dois tenistas se enfrentaram em um torneio de encerramento de ano (2006, 2007, 2010 e 2011), e Federer manteve sua invencibilidade. Inclusive, a última vitória do número quatro do mundo sobre o atual vice-líder do ranking havia sido justamente na decisão do ATP Finals do ano passado. Em 2011, foram três triunfos do espanhol. Em retrospecto geral, porém, Nadal continua com extrema vantagem: 17 vitórias contra nove derrotas.

LESÃO TIRA ANDY MURRAY

  • Leon Neal/AFP

    O britânico Andy Murray desistiu de participar dos próximos jogos das Finais da ATP. O tenista sentiu uma lesão na virilha em sua estreia, quando foi derrotado pelo espanhol David Ferrer por 2 sets a 0 (6-4 e 7-5), e abandonou o torneio. Em seu lugar entra o sérvio Janko Tipsarevic, número nove de mundo.

Para fazer seu trabalho, Federer tratou de liquidar o adversário rapidamente (1h01 de jogo). Ciente da força física e mental de Nadal, o suíço impôs um ritmo extremamente intenso ao rival, a quem não deu a mínima chance durante todo o confronto. Nadal, por exemplo, não teve nenhuma oportunidade de quebra, enquanto Federer teve seis – e converteu quatro delas.

Aparentemente apático em quadra, o tenista espanhol passou praticamente o jogo todo se defendendo, cometeu erros inesperados e teve a maioria de seus pontos frutos de pequenos equívocos de Federer. O suíço, em contrapartida, sacou bem testou o quanto pôde a resistência do adversário e mostrou um tênis semelhante àquele que o consagrou em anos passados.

Com a derrota, Nadal decidirá sua permanência no ATP Finals na quinta-feira, em duelo decisivo contra Jo-Wilfried Tsonga pelo grupo B. Quem vencer avança às semifinais. Federer terá um compromisso contra Mardy Fish, que já está eliminado.

A outra chave, com apenas uma rodada disputada, segue indefinida. Nesta quarta-feira, às 12h, Janko Tipsarevic, que entrou no torneio graças à desistência de Andy Murray, estreia já na segunda rodada contra Thomas Berdych. Às 18h, o número um do mundo, Novak Djokovic, enfrentará o espanhol David Ferrer, em duelo que definirá o segundo semifinalista do ATP Finals.