Topo

Torcida empurra e Hewitt endurece jogo, mas Djokovic vence e avança na Austrália

Novak Djokovic tenta alcançar a bola em lance da vitória sobre Lleyton Hewitt - AFP PHOTO/NICOLAS ASFOURI
Novak Djokovic tenta alcançar a bola em lance da vitória sobre Lleyton Hewitt Imagem: AFP PHOTO/NICOLAS ASFOURI

Do UOL, em São Paulo

23/01/2012 12h04

A torcida pesada e barulhenta do público que acompanha diariamente os jogos do Aberto da Austrália tinha em Lleyton Hewitt seu queridinho. E foi com o apoio vindo das arquibancadas que o tenista local quase aprontou pra cima do sérvio Novak Djokovic nesta segunda-feira. Tendo o jogo nas mãos, o número um do mundo cedeu um set para o australiano e correu certo risco, mas no final das contas, venceu por 3 a 1 (6-1, 6-3, 4-6 e 6-3) e avançou às quartas de final do primeiro Grand Slam do ano.

Mais sério do que de costume, Djokovic conseguiu um feito interessante em Melbourne. Apesar da torcida total para Hewitt, o público presente na arena Rod Laver respeitou o atual líder do ranking, aplaudiu suas belas jogadas e não pressionou como havia feito em outros jogos envolvendo tenistas australianos.

No duelo que opôs duas gerações do esporte e tenistas com estilos semelhantes, prevaleceram a juventude e a forma praticamente impecável do sérvio. Djokovic deu uma aula de tênis a Hewitt no primeiro set, quando chegou a ter 4-0 no placar, quebrou todos os serviços do australiano e fechou com 6-1.

INSETOS ATACAM NAMORADA DE DJOKOVIC

  • REUTERS/Daniel Munoz

    Presença mais do que garantida nos jogos de Novak Djokovic, a namorada do sérvio, Jelena Ristic, acompanhou de perto a vitória do amado sobre Lleyton Hewitt. Mas não foi fácil. Os insetos, que já viraram figuras carimbadas na quadra de Melbourne, atacaram também nas arquibancadas e causaram um pequeno pânico ao pularem sobre Ristic e uma amiga. O ataque, porém, durou pouco, e logo as moças caíram na gargalhada.

Na segunda parcial, o australiano entrou no embalo da torcida, que comemorava cada ponto fervorosamente, e mostrou a Djokovic que não desistiria facilmente. Fazendo um combate equilibrado até o sétimo game, o tenista da casa obrigou o atual melhor do mundo a jogar sério. O problema foi que, quando o sérvio parou com a ‘exibição’ e voltou de vez à partida, não deu chance a Hewitt e abriu 2 a 0 com 6-3 no segundo set.

Djokovic começou a terceira etapa do jogo de maneira arrasadora, fazendo logo 3-0 sem dar chances para Hewitt. Mas após uma breve interrupção ocasionada por uma revoada de pássaros em plena arena principal, o australiano ignorou a vantagem do rival, endureceu o jogo, passou a correr como um menino em quadra e fechou com 6-4, forçando a disputa do quarto set.

O equilíbrio em quadra se instaurou de vez na quarta parcial, com os tenistas confirmando seus serviços até o sexto game, quando Djokovic quebrou o saque de Hewitt e abriu 4-2. A partir daí, bastou ao sérvio administrar a vantagem para fechar com 6-3 e finalmente triunfar na partida.

Nas quartas de final, Djokovic enfrentará uma parada dura contra o espanhol David Ferrer, que aplicou 3 sets a 0 no francês Richard Gasquet.