Topo

Azarenka elimina Clijsters, vai à final na Austrália e mantém sonho por nº 1

Victoria Azarenka gesticula durante vitória sobre Kim Clijsters no Aberto da Austrália - William West/AFP
Victoria Azarenka gesticula durante vitória sobre Kim Clijsters no Aberto da Austrália Imagem: William West/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/01/2012 02h57

Victoria Azarenka eliminou Kim Clijsters, atual campeã do Aberto da Austrália. Pelas semifinais do primeiro Grand Slam do ano, a número 3 do mundo conseguiu marcar 2 sets a 1 (6-4, 1-6 e 6-3) para garantir vaga na decisão. O resultado mantém dois sonhos vivos para a tenista de Belarus: conquistar o primeiro Major da carreira e a ponta do ranking, nas mãos da já eliminada Caroline Wozniacki.

Com muita luta, Azarenka teve força mental para se recuperar de um segundo set com muitos erros e superar Clijsters, número 11 do mundo, na parcial decisiva. Em sua primeira final de Grand Slam, a tenista encara Maria Sharapova. A russa derrotou Petra Kvitova por 2 sets a 1 (6-2, 3-6 e 6-4).

Azarenka começou o jogo com estratégia de fazer pressão nos serviços de Clijsters. A tenista de Belarus se deu bem logo no terceiro game, quando conseguiu quebrar a adversária e marcar 2-1. Em seguida, Azarenka batalhou muito para confirmar a vantagem.

Agressiva, a número 3 do mundo controlou o jogo a partir de então. Apesar das tentativas de Clijsters – que deu show em devoluções de ataque da rival –, Azarenka teve sucesso nas pancadas e fechou o primeiro set em 6-4.

A confiança que sobrava para Azarenka acabou na segunda parcial. Clijsters aproveitou os erros não-forçados da adversária para garantir duas quebras seguidas e placar de 4-0. Sem nenhuma dificuldade, a belga empatou o jogo em sets com 6-1 e ganhou moral para o restante da semifinal na Rod Laver Arena.

O terceiro set começou equilibrado e com quebras para os dois lados. Azarenka mostrou estar recuperada da decepção anterior e começou melhor, mas não conseguiu sustentar a vantagem e a perdeu logo em seguida. A belga voltou a errar muito em seu serviço e viu o jogo ficar em 3-1 para a tenista de Belarus.

O momento ruim não desanimou Clijsters. Azarenka permitiu o retorno da belga – que lutou muito – para o jogo. A número 11, no entanto, abusou dos erros em seu saque e amargou nova desvantagem: 5-3. Sacando para o jogo, Azarenka não perdoou e confirmou a vitória.