Topo

Azarenka aplica pneu em Sharapova, vence Aberto da Austrália e assume a ponta do ranking

Azarenka venceu o Aberto da Austrália aplicando um 6-0 na russa Maria Sharapova - EPA/MARTIN PHILBEY
Azarenka venceu o Aberto da Austrália aplicando um 6-0 na russa Maria Sharapova Imagem: EPA/MARTIN PHILBEY

Do UOL, em São Paulo

28/01/2012 08h06

Estreante em uma final de Grand Slam, a bielorrussa Victoria Azarenka venceu o duelo dos gritos - as duas tenistas costumam berrar muito durante os jogos - contra a russa Maria Sharapova e com 2 sets a 0 ganhou o seu primeiro grande torneio na carreira. No segundo set, ela aplicou um pneu na musa para fechar em grande estilo o Aberto da Austrália. O primeiro set marcou 6-3. Com a vitória, Azarenka tornou-se a número 1 do ranking da WTA.

O duelo entre as cabeças de chave número 3 e 4 começou melhor para a russa, mais experiente. Sharapova começou impondo o seu ritmo de tricampeã em Grands Slam. Logo no primeiro game da partida, ela conseguiu a quebra e marcou o primeiro ponto, vencendo também o segundo game.

No terceiro, a bielorrussa confirmou com dificuldade seu serviço e partiu para uma arrancada incrível. Ela confirmou todos os seus saques depois disso e com uma quebra no oitavo game, fechou o primeiro set em 6-3.

Se no primeiro set a russa ainda conseguiu mostrar um pouco de seu tênis, no segundo Azarenka mostrou que queria conquistar o seu primeiro Grand Slam. Com facilidade, ela confirmou todos os seus serviços e com duas quebras marcou 5-0. Quando tinha o saque para fechar, Azarenka chegou a hesitar, evitou um break point, mas fechou o jogo com um pneu. 

A melhor participação de Azarenka em um torneio de grande porte tinha sido em Wimbledon, no ano passado, quando alcançou as semifinais. Com 22 anos, a bielorrussa ultrapassa Sharapova no confronto individual entre elas.

Até então, as tenistas haviam jogado seis partidas, com três vitórias para cada lado. E assim como em Melbourne, Azarenka levou vantagem nas outras duas finais que disputaram, em Stanford 2010 e Miami 2011.