Topo

Djokovic vence Nadal na final de Slam mais longa da história e conquista Aberto da Austrália

Nº 1, Novak Djokovic conquistou seu quinto título em Grand Slams, o 3º na Austrália - Barbara Walton/EFE
Nº 1, Novak Djokovic conquistou seu quinto título em Grand Slams, o 3º na Austrália Imagem: Barbara Walton/EFE

Do UOL, em São Paulo

29/01/2012 12h37

Novak Djokovic manteve sua atual hegemonia em Grand Slams em um jogo épico. Neste domingo, o atual número um do mundo conquistou o título do Aberto da Austrália ao derrotar Rafael Nadal de virada por 3 sets a 2 (parciais de 5-7, 6-4, 6-2, 6-7(5-7) e 7-5), em maratona com quase 6h de duração.

Além do equilíbrio e da emoção, a partida entrou para a história por outro motivo. Com 5h53, o jogo entre Nadal e Djokovic se tornou a final mais longa de um Grand Slam. Antes, o recorde era da decisão do Aberto dos EUA de 1988 entre Mats Wilander e Ivan Lendl, que durou 4h54.

Esta também foi a mais longa partida da história do Aberto da Austrália. Curiosamente, Nadal também esteve presente no recorde anterior: em 2009, o jogo dele contra o compatriota Fernando Verdasco, na semifinal, durou 5h14.

Em 2011, Djokovic já havia conquistado o título em Melbourne. Na ocasião, ele derrotou o britânico Andy Murray por 3 sets a 0 (6-4, 6-2 e 6-3) para levar a taça. Nadal, que havia considerado o sérvio como favorito para o jogo de hoje, impôs muitas dificuldades ao rival, mas não resistiu à consistência do estilo de jogo de 'Nole'.

No retrospecto geral, Nadal leva pequena vantagem sobre Djokovic. Em 30 partidas contra o sérvio, o espanhol venceu 16 vezes e perdeu 14. No entanto, os recentes duelos entre os dois se tornaram um pesadelo para Nadal. ‘Nole’ venceu as seis partidas disputadas contra o rival em 2011 - todas em decisão de campeonato.

Com o título na Austrália, Djokovic confirma sua excelente forma. O número um do mundo obteve seu quinto título em Grand Slams em toda sua carreira – três deles em Melbourne (2008, 2011 e 2012). Os outros dois foram em Wimbledon e no Aberto dos Estados Unidos, ambos no ano passado.

O jogo

A partida começou bastante equilibrada. Com bons saques, Djokovic e Nadal confirmavam seus serviços. No quinto game, porém, o espanhol se deu bem mesmo em bolas complicadas, conseguiu uma quebra e ficou à frente do sérvio. O número um do mundo colocou pressão no rival nos games seguintes, mas Nadal manteve a concentração.

No oitavo game, Djokovic atacou com profundidade. Ele ainda contou com erros do adversário para devolver a quebra e igualar a partida. O equilíbrio continuou até o 11º game, quando o espanhol quebrou o serviço do sérvio, fez 6-5 e não teve trabalho para fechar o set.

Djokovic iniciou o segundo set de forma mais agressiva e aproveitou a irregularidade do adversário. Com bons saques, o sérvio pressionou Nadal e não demorou para abrir uma vantagem de 5-2. Quando parecia que o número um do mundo rumava para vencer o set, o espanhol iniciou uma recuperação.

Nadal confirmou seu saque e, na sequência, contou com uma dupla falta de Djokovic para se aproximar do rival. No entanto, o espanhol tentou forçar o saque, cometeu uma dupla falta e o sérvio fechou em 6-4.

Após nova troca de camisa, Djokovic manteve a potência nos ataques no terceiro set. Embora Nadal tenha acertado bons contragolpes, o sérvio permanecia firme nas trocas de bola e obteve uma quebra no quarto game, abrindo 3-1. Forte no fundo de quadra e com precisão no saque, ‘Nole’ fechou em 6-2.

No quarto set, Nadal voltou a apresentar a mesma qualidade de jogo exibida no início da partida, marcada por grande equilíbrio. Djokovic teve um triplo break point no oitavo game, mas o espanhol reagiu e, com bons saques, conseguiu confirmar seu serviço. Na sequência, o jogo foi interrompido – começou a chover.

Poucos minutos depois, com a cobertura fechada e a quadra seca, o jogo foi reiniciado. O set foi decidido no tie break, com Nadal levando a melhor sobre os erros de Djokovic.

Para o set decisivo, Djokovic trocou de camisa mais uma vez. Após equilibrada disputada nos saques, Nadal suportou os ataques de Djokovic no sexto game. O espanhol acertou contragolpes e contou com erros do rival para fazer 4-2. Na sequência, porém, o espanhol errou demais e o número um do mundo devolveu a quebra.

Cansados e desgastados pela maratona, os dois tenistas acumularam erros. No 11º game, Nadal errou uma devolução, Djokovic obteve a quebra e fez 6-5. O sérvio sacou muito bem no game seguinte. Nadal reagiu, mas o sérvio enfim fechou a histórica partida para ficar com o título.