Topo

Bellucci bate carrasco, comemora com funk e coloca Brasil na repescagem da Copa Davis

Tenista brasileiro Thomaz Bellucci mostra concentração em partida contra Giraldo - Marcelo Ruschel/POA Press
Tenista brasileiro Thomaz Bellucci mostra concentração em partida contra Giraldo Imagem: Marcelo Ruschel/POA Press

Do UOL, em São Paulo

08/04/2012 18h30

Thomaz Bellucci comprova a cada dia que está mais forte e seguro no tênis. O brasileiro impôs um bom ritmo de jogo e não deu chances ao colombiano Santiago Giraldo com uma vitória por 3 sets a 0 (6/2, 7/6 (7/3) e 6/2 ), em São José do Rio Preto. Com o triunfo, o Brasil venceu o confronto contra a Colômbia por 3 a 1 e está classificado para a repescagem da Copa Davis.

EM DIA DE TOMBOS, DJOKO VÊ EUA

  • O último dia de confrontos das quartas de final da Copa Davis do Grupo Mundial, considerada a primeira divisão do torneio de nações de tênis, teve seus duelos resolvidos nas primeiras partidas de simples deste domingo de Páscoa. Estados Unidos, Espanha, República Tcheca e Argentina estão na semifinal.

A equipe brasileira comemorou a vaga cantando o funk “Elas estão descontroladas”, do Bonde do Tigrão. “Essa vitória é de todos. Nossa equipe é muito forte. Jogando em casa e com apoio da torcida maravilhosa, conseguimos essa vitória”, disse Bellucci, ao final do jogo.

A equipe nacional manteve a hegemonia sobre o rival sul-americano e está invicto no confronto, já que venceu os oito encontros contra a Colômbia em toda a história da competição.

Bellucci também conseguiu sua revanche sobre Giraldo. Em 2008, o brasileiro fazia sua estreia em grandes torneios e acabou derrotado. Na época com 20 anos, ele não aguentou a partida de cinco sets, sofreu com as câimbras e acabou perdendo por 3 a 2 de virada.

Neste domingo, o brasileiro dominou toda a partida e contou com os vários erros do adversário que sentiu a pressão. Bellucci começou de forma arrasadora e teve amplo domínio no primeiro set. Ele mostrou que está mais forte psicologicamente e manteve a potência e regularidade nos golpes. Giraldo começou a encurtar as bolas e não conseguiu entrar no jogo.

Após o primeiro set, Giraldo criou uma polêmica ao reclamar da quadra de saibro para o juiz. Ele alegou que estava muito seca, prejudicando seu jogo. O segundo set só foi iniciado depois que a quadra foi molhada.

A segunda parcial foi bem mais equilibrada, e o brasileiro não conseguiu manter a mesma hegemonia. Giraldo conseguiu se manter na partida ao salvar 7 break points e levou a partida para o tie-break. No entanto, sentiu a pressão. Cometeu uma dupla falta e mandou para longe da quadra duas bolas fáceis em pontos cruciais.

Com ampla vantagem no placar, o terceiro set foi garantido com facilidade por Bellucci. Ele conseguiu duas quebras e precisou apenas administrar a vantagem para fechar a partida e o confronto.

O triunfo de Bellucci coroou uma boa campanha do Brasil. O melhor tenista brasileiro da atualidade havia vencido sua partida de estreia contra Alejandro Falla. A dupla Bruno Soares e Marcelo Melo também somou mais um ponto ao derrotara o time formado por Robert Farah e Juan Sebastián Cabal, por 3 a 0, parciais de 6/3, 6/4 e 6/2, no sábado.