Topo

Nadal saca mal, salva 5 set points, mas supera Ferrer e é heptacampeão em Barcelona

Rafael Nadal sofreu durante decisão do ATP 500 de Barcelona contra David Ferrer - Josep Lago/AFP
Rafael Nadal sofreu durante decisão do ATP 500 de Barcelona contra David Ferrer Imagem: Josep Lago/AFP

Do UOL, em São Paulo

29/04/2012 13h56

O espanhol Rafael Nadal sofreu, mas derrotou o compatriota David Ferrer e sagrou-se heptacampeão do ATP 500 de Barcelona. Neste domingo, o ex-número 1 do mundo precisou superar seu saque ruim para vencer por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-1) e 7/5, em duas horas e 40 minutos de jogo.

Apesar de ter vencido em dois sets, Nadal sofreu, principalmente na parcial inicial. Sacando bem abaixo do que está acostumado (aproveitamento de apenas 64% no primeiro serviço contra 75% do rival), ele precisou salvar cinco set points quando Ferrer liderava em 5/6.

Nadal soma agora 35 vitórias no saibro catalão. Ele foi derrotado ali somente uma vez em sua carreira, na segunda rodada do distante ano de 2003. Desde então, o espanhol não sabe o que é derrota. Em 2010, só não ficou com o título porque, lesionado, não disputou a competição.

O próprio Ferrer já cansou de perder para Nadal em Barcelona. Esta foi a quarta vez que ambos decidiram o torneio – já haviam disputado em 2008, 2009 e 2011. Na história, foi o 18º confronto entre os tenistas e a 14ª vitória do atleta de Mallorca.

O jogo
Ferrer começou a partida impondo ritmo forte sobre o favorito Nadal. Apesar de cometer uma dupla falta logo no primeiro ponto, Ferrer conseguiu confirmar seu saque e quebrou logo o primeiro serviço do rival, abrindo 2/0.

Nadal, por sua vez, não se abalou com a desvantagem e devolveu a quebra logo no game seguinte. O ex-número 1 do mundo confirmou seu saque na sequência e deixou tudo igual no primeiro set.

O equilíbrio foi a marca dos games seguintes. Quando um jogador conseguia confirmar o serviço com facilidade, o adversário fazia o mesmo. Quando um tinha dificuldade para fechar o saque, o outro também tinha.

Tamanha igualdade entre os tenistas só desapareceu no tiebreak. No desempate, Ferrer se mostrou muito ansioso e cometeu erros bobos. Melhor para Nadal, que aproveitou para fazer 7-1 e fechar a primeira parcial em 7/6.

O segundo set manteve o mesmo panorama do anterior. Nadal seguiu sacando pior que Ferrer, mas o equilíbrio entre os dois foi constante. No quarto game, o ex-número 1 conseguiu a primeira quebra de serviço, mas o rival reagiu já na sequência.

Ferrer teve sua grande no décimo game. Depois de se aproveitar da instabilidade de Nadal e conseguir mais uma quebra, ele sacou para fechar o segundo set e empatar o jogo. Mas o tenista falhou e deixou o adversário devolver a quebra.

Foi a deixa para Nadal crescer e se impor de vez na partida. O favorito confirmou seu serviço seguinte e, com 6/5 de vantagem, quebrou o último saque de Ferrer e fechou o duelo em 2 sets a 0.