Topo

Após adiamento e revolta da torcida, Nadal domina Djokovic e fatura 6ª taça em Roma

Rafael Nadal venceu sua segunda final de torneio seguida contra Novak Djokovic - REUTERS/Alessandro Bianchi
Rafael Nadal venceu sua segunda final de torneio seguida contra Novak Djokovic Imagem: REUTERS/Alessandro Bianchi

Do UOL, em São Paulo

21/05/2012 09h39

Diferentemente do habitual, esta segunda-feira foi dia de final no tênis, com Rafael Nadal e Novak Djokovic fazendo um clássico na decisão do Masters 1000 de Roma. A partida estava programada para domingo, mas a chuva na capital italiana impediu sua realização. Com a bolinha amarela rolando, o espanhol levou a melhor sobre o líder do ranking e faturou seu sexto título no saibro romano. De quebra, volta a ser número 2 da ATP, superando Roger Federer. Mesmo perdendo, o número um do mundo disse que Nadal não jogou "extremante bem".

“Cometi muitos erros”, afirmou o sérvio. Mesmo assim, ele se mostrou satisfeito com sua participação no torneio romano e que irá a Paris com um “bom nível de confiança”. “Tive muitas oportunidades, mas diante de um jogador como Rafa, o melhor no saibro em todos os tempos, quando você não aproveita as oportunidades, ele toma controle da partida. Foi o que aconteceu no final do primeiro set. Depois cometi muitos erros, mas creio que em geral durante toda semana joguei muito bem, especialmente as últimas três partidas antes de Paris e isso me deixa feliz”, afirmou.

O adiamento de domingo foi oficializado após a final feminina entre Maria Sharapova e Na Li acabar mais tarde que o esperado devido à chuva. A decisão causou descontentamento da torcida italiana, que atirou garrafas e outros objetos em quadra. Mesmo assim, as arquibancadas estiveram cheias para assistir a Nadal triunfar outra vez sobre o sérvio.

Enquanto Djokovic mostrou descontrole e errou mais que o usual, Nadal atacou nos momentos certos, soube controlar o rival na hora de decidir e fechou a partida em dois sets, com parciais de 7-5 e 6-3.

“Obrigado a todos que vieram nesta segunda-feira depois de esperarem por muito tempo ontem. Foi uma grande vitória por ser contra um rival como Novak. Espero voltar ano que vem para mais um título”, disse Nadal, ainda em quadra.

Esta é a 18ª vitória de Nadal diante do rival - que triunfou 14 vezes - sendo a segunda seguida. Eles se encontraram na decisão de Monte Carlo, também num Masters 1000 no saibro, e o espanhol se deu melhor. Este é o terceiro título do agora vice-líder do ranking na temporada, contra dois do número 1 do mundo.

NÚMEROS DA PARTIDA

  • 4

    DUPLAS FALTAS

    Teve Novak Djokovic durante o jogo, número alto para o seu padrão

  • 41

    ERROS

    Djokovic totalizou na decisão, contra apenas 21 de Rafael Nadal

O jogo

Depois de um começo mais equilibrado, já no quinto game da partida Rafael Nadal atacou para tentar quebrar o saque de Djokovic. A estratégia deu certo, apesar da dificuldade, e com uma aproximação na rede e uma definição com segurança, em bola cruzada, o espanhol conseguiu a vantagem no marcador.

O sérvio não deixou o oponente abrir vantagem. Logo no game seguinte, Djokovic pressionou e conseguiu a quebra, igualando o placar.

A igualdade só foi alterada quando o placar já estava em 5-5. Rafael Nadal atacou Djokovic com intensidade e num belo rali em que ambos os tenistas foram para a rede conseguiu quebrar o serviço do sérvio - que se irritou e quebrou sua raquete. Sacando para fechar o set, o especialista em saibro confirmou 1 a 0 em sets.

O descontrole de Djokovic no fim da primeira parcial deu forças ao seu rival, e o espanhol voltou a vencer no saque do sérvio na abertura do segundo set. O game seguinte precisou de mais esforço de Nadal, salvando quatro break points e se mantendo à frente.

A partir daí, restou pouco a Nadal, a não ser seguir controlando seus games de serviço. A vitória veio no saque do rival, e com uma dupla falta do sérvio Nadal levou mais um título para sua coleção.