Topo

Djokovic passeia no 1º set, vence esloveno e chega ao 23º triunfo seguido em Grand Slam

Após pneu no 1º set, Djokovic teve que correr para superar Blaz Kavcic - AP Photo/Michel Euler
Após pneu no 1º set, Djokovic teve que correr para superar Blaz Kavcic Imagem: AP Photo/Michel Euler

Do UOL, em São Paulo

30/05/2012 08h27

Com um começo arrasador, o sérvio Novak Djokovic não deu chances ao esloveno Blaz Kavcic, venceu o duelo por 3 sets a 0 (6-0, 6-4, 6-4) e garantiu uma classificação tranquila para a terceira rodada de Roland Garros, apesar da correria imposta pelo rival nos dois sets finais.

O triunfo desta quarta-feira foi a 23ª vitória consecutiva do número um do mundo em torneios Grand Slam. Em Paris, Djokovic tenta fechar o ciclo de Slams, garantindo o quarto título em sequência em torneio deste nível. O sérvio conquistou Wimbledon e o Aberto dos Estados Unidos no ano passado, e em 2012, ficou com o título do Aberto da Austrália.

O favoritismo de Djokovic, justificado por todos esses números, parece ter assustado Kavcic na partida desta quarta-feira. O esloveno não se achou em quadra no 1º set e assistia a uma aula de tênis do líder do ranking, que dominou a parcial, abusou das bolas curtas para aplicar um pneu e fechar rapidamente em 6 a 0.

EMBALADO PELA TORCIDA, FEDERER VENCE E SOMA 51 TRIUNFOS EM PARIS

  • Recordista de vitórias em partidas de Grand Slam, agora já são 234 triunfos, o suíço Roger Federer passou pelo romeno Adrian Ungur por 3 sets a 1 (6-3, 6-2, 6-7 (6-8), 6-3) na segunda rodada de Roland Garros, impulsionado pelos gritos da torcida local. O próximo adversário do número três do mundo sai do duelo entre Klizan e Mahut.

Após o passeio na 1ª parcial, a expectativa é que Djoko definisse logoo 2º set. Porém, o jogo mudou completamente, o sérvio voltou desconcentrado e permitiu que Kavcic entrasse na partida. O esloveno vibrou muito depois de vencer o seu primeiro game na partida e ganhou a simpatia da torcida que passou a comemorar seus pontos e incentivá-lo contra o líder do ranking. Com o apoio, Kavcic mostrou um bom tênis, variou as jogadas e colocou o rival para correr.

A correria do adversário e displicência de Djokovic resultou na quebra do serviço do sérvio no terceiro game, o que trouxe o esloveno definitivamente para o jogo, que confirmou seu serviço na disputa seguinte e passou a trocar bolas com o sérvio, esperando por um erro do adversário.

Kavcic teve a chance de abrir 4-1, mas não aproveitou e o erro resultou numa reação de Djokovic, que virou para 5-4. Na sequência, o esloveno sentiu a pressão, teve seu saque quebrado e o sérvio fechou o 2º set em 6 a 4.

O equilíbrio foi a principal característica do 3º set. Kavcic continuou colocando Djokovic para correr em quadra e mostrou raça para chegar em todas as bolas, pressionando o sérvio. Porém, novamente no momento decisivo, quando precisa confirmar o serviço para se manter vivo no jogo, a experiência de Djokovic falou mais alto, o líder do ranking conseguiu a quebra, fechou o set em 6-4 e o jogo em 3 sets a 0.