Topo

Sharapova vence a 10ª seguida e fica a um jogo de ser número 1 do mundo

Maria Sharapova comemora ponto durante vitória sobre Kaia Kanepi em Roland Garros - Patrick Kovarik/AFP
Maria Sharapova comemora ponto durante vitória sobre Kaia Kanepi em Roland Garros Imagem: Patrick Kovarik/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/06/2012 10h22

A temporada do saibro tem sido produtiva para a russa Maria Sharapova. Depois de ser campeã em Roma no mês passado, a russa chegou a dez vitórias seguidas na terra batida ao vencer a estoniana Kaia Kanepi nas quartas de final de Roland Garros, por 2 sets a 0 e parciais de 6-2 e 6-3.

Sharapova assegurou sua vaga nas semifinais e, se alcançar a decisão, vai ultrapassar a já eliminada bielorrussa Victoria Azarenka e assumir a liderança do ranking pela primeira vez depois de quatro anos. A musa nunca chegou à final em Roland Garros, único título de Grand Slam que falta à sua carreira.

O jogo que poderá valer a liderança do ranking para a russa será contra a tcheca Petra Kvitova, que eliminou a zebra Yaroslava Shvedova na outra semifinal. 

A russa não poupou agressividade nas devoluções de saque e quebrou o serviço da estoniana três vezes só no primeiro set, definido em 35 minutos. A estoniana tentava reagir nos contra-ataques, mas não conseguiu neutralizar as pancadas de direita de Sharapova.

No segundo set, Kanepi soube aproveitar os erros da adversária no começo e chegou a abrir 2 a 0. Mas a vantagem durou pouco. Com bons saques e subidas certeiras à rede, Sharapova logo virou o placar para 5 a 2. Falhou na hora de sacar para fechar, mas devolveu a quebra e fechou em 6 a 3.

KVITOVA ESPANTA ZEBRA DO CAZAQUISTÃO E PEGA SHARAPOVA NA SEMI

  • A tcheca Petra Kvitova, número 4 do mundo, sofreu para bater a cazaque Yaroslava Shvedova, 142ª colocada no ranking e algoz da atual campeã, Na Li. Depois de 1h53, Kvitova fechou o jogo por 2 sets a 1 e parciais de 3-6, 6-2 e 6-4. Após começar perdendo,  a tcheca passou a errar menos e empatou. Depois de estar em desvantagem no terceiro set, foi melhor nas horas decisivas e espantou a zebra. Sharapova e Kvitova também fizeram semi no Aberto da Austrália, e a russa levou a melhor.