Topo

Errani quebra jejum contra rival "extraordinária" e vai à final de Slam pela 1ª vez na carreira

Sara Errani comemora ponto na partida contra Samantha Stosur - AP Photo/Michel Euler
Sara Errani comemora ponto na partida contra Samantha Stosur Imagem: AP Photo/Michel Euler

Do UOL, em São Paulo

07/06/2012 12h24

A italiana Sara Errani deixou o status de zebra e está literalmente na briga pelo título de Roland Garros 2012. Nesta quinta-feira, a tenista número 24 do mundo quebrou o jejum contra a australiana Samantha Stosur, venceu por 2 sets a 1 (7-5, 1-6, 6-3) e é a primeira finalista do Grand Slam francês.

Ao final da partida, Errani não segurou as lágrimas, se emocionou e foi ao chão. Aplaudida pela torcida local, a italiana disse que "não tinha palavras" para descrever o que estava sentindo após o triunfo.

Antes da campanha deste ano na França, Errani jamais tinha passado a uma semifinal de Grand Slam e aguarda a definição do duelo entre a russa Maria Sharapova e a tcheca Petra Kvitova para conhecer sua rival na decisão.

NÚMEROS DA PARTIDA:

  • 11

    Aces

    anotou Stosur

  • 48

    Erros não forçados

    cometeu a australiana

    O retrospecto do duelo entre Errani e Stosur era amplamente favorável a australiana, que defendia a invencibilidade no duelo. A número seis do mundo venceu as cinco partidas anteriores entre elas, justificativa para os elogios da italiana para a rival antes do duelo: “Stosur é uma jogadora extraordinária, muito poderosa”, disse.

    A chuva atrasou o início do encontro das duas em Roland Garros. Quando o tempo deu uma trégua, as duas foram para a quadra e Stosur justificou as palavras da eslovaca Dominika Cibulkova, que perdeu para a australiana e disse que o saque da rival era igual ao dos homens.

    A potência no saque dificultou a vida de Errani no início do jogo, que teve seu serviço quebrado logo no segundo game. Porém, a italiana conseguiu a reação, colocou a adversária para correr em quadra e buscou a igualdade em 2 a 2.

    O equilíbrio prevaleceu até o final da parcial, quando Errani conquistou uma quebra em momento decisivo fez 6 a 5, ganhando o direito de sacar para o jogo e aproveitou para fechar o 1º set e sair na frente.

    O cenário da partida mudou completamente no 2º set. Stsour passeou em quadra e abriu 5-0. Errani impediu o pneu, mas não a vitória da rival na parcial, que fechou o set em 6 a 1.

    No 3º set, o “apagão” mudou de lado na quadra e Errani abriu 3 a 0. Porém, ao contrário da parcial anterior, Stsour conseguiu a recuperação e igualou tudo em 3 a 3. Com 4-3 no placar, a italiana conseguia a quebra, teve a chance de fechar o set e novamente não desperdiçou para fazer 6 a 3 e avançar à final com 2 sets a 1.