Topo

Nadal atropela Ferrer e chega à final em Roland Garros pela 7ª vez

Rafael Nadal saca na partida contra David Ferrer em Roland Garros - AFP PHOTO / PASCAL GUYOT
Rafael Nadal saca na partida contra David Ferrer em Roland Garros Imagem: AFP PHOTO / PASCAL GUYOT

Do UOL, em São Paulo

08/06/2012 10h58

Na véspera da partida, David Ferrer avisou: “Bater Nadal é quase impossível, mas vou fazer o meu melhor”. Porém, nem o melhor tênis do número seis do mundo foi suficiente para atrapalhar a campanha até aqui impecável de Rafael Nadal em Roland Garros.

O hexacampeão não tomou conhecimento do compatriota, venceu por 3 sets a 0 (6-2, 6-2, 6-1) no duelo desta sexta-feira, se tornou o primeiro tenista a chegar à decisão em Paris pela sétima vez e pode se isolar como o maior vencedor do Grand Slam francês. Na decisão, o espanhol aguarda o vencedor do duelo entre Roger Federer e Novak Djokovic.

Com a vitória contra Ferrer, Nadal atingiu sua quinta final seguida de Grand Slam e confirmou o retrospecto de freguês do seu compatriota. Os dois já se enfrentaram em 19 oportunidades e o número dois do mundo saiu vitorioso em 15 desses confrontos.

NÚMEROS DA PARTIDA:

  • 35

    Erros não forçados

    cometeu David Ferrer

  • 16

    Erros não forçados

    teve Rafael Nadal

  • 2

    Aces

    anotou o número dois do mundo

    O brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, afirmou em entrevista ao canal ESPN , que vê Nadal como amplo favorito para chegar ao hepta. “Muito difícil superar Rafa [Rafael Nadal] aqui [Roland Garros], porque ele entra muito seguro que vai ganhar. Entre os últimos cinco anos, esse é que ele é mais favorito”, argumentou.

    Também especialista no saibro, Ferrer começou o jogo mostrando agressividade na tentativa de pressionar o rival. Porém, o equilíbrio durou apenas no começo do jogo, depois de desperdiçar a chance de quebrar o serviço do compatriota, Ferrer não teve mais chances em quadra.

    Após a ameaça, Nadal justificou sua campanha impecável em Paris, em que segue sem ceder sequer um set aos adversários, e desfilou seus melhores golpes pela Philippe Chatrier para fechar a primeira parcial em 6 a 2.

    Para tentar mudar o cenário no 2º set, Ferrer trocou de camisa, apostou num modelo rosa, mas não deu certo, O atropelo de Nadal continuou na parcial, que foi interrompida com 4 a 1 no placar a favor de Nadal pela chuva que voltou a atrapalhar os planos da organização do torneio.


    Quando o tempo abriu, os tenistas voltaram à quadra e Nadal mostrou que não perdeu a concentração com a parada. Ferrer, que abandonou a camisa rosa, não conseguiu oferecer resistência e perdeu o 2º set por 6 a 2.

    Com “pressa”, Nadal já começou o 3º set aumentando a pressão para cima do rival e quebrou o saque do compatriota logo no primeiro game. A vantagem deu muita tranquilidade para Nadal que conduziu a parcial, venceu por 6 a 1 e fechou o jogo em 3 sets a 0.

    “Jogou muito bem toda a partida. Não tive nenhuma oportunidade. É o melhor tenista da história do saibro e hoje [sexta-feira] fez uma grande partida”, elogiou Ferrer após o jogo.

    NADAL GANHA PONTO MESMO SENTADO; VEJA: