Sharapova atropela zebra italiana e coroa retorno ao topo com título inédito de Roland Garros

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Regis Duvignau

    Antes do título em RG, Sharapova já tinha garantido o retorno ao topo do ranking

    Antes do título em RG, Sharapova já tinha garantido o retorno ao topo do ranking

A russa Maria Sharapova coroou o seu retorno ao topo do ranking feminino com a inédita conquista do título de Roland Garros, completando sua "coleção" de Grand Slam. O título em Paris era o que faltava em seu currículo, que já contabilizava o Aberto da Austrália, Wimbledon e o Aberto dos Estados Unidos.

Neste sábado, Sharapova teve uma atuação digna de número um do mundo e atropelou a italiana Sara Errani, grande zebra do torneio nesta edição, por 2 sets a 0 (6-3, 6-2), para confirmar sua primeira conquista do saibro francês. "Levei muitos anos até chegar aqui", comemorou.

Sharapova retorna ao topo do ranking após quatro anos. A última vez que a russa liderou a lista da WTA foi em 2008, mesmo ano em que foi submetida a uma cirurgia no ombro e ficou um longo período fora do circuito.

NÚMEROS DE SHARAPOVA:

  • 37

    Winners

    conseguiu Sharapova

  • 6

    Aces

    anotou a russa

  • 29

    Erros não forçados

    teve a campeão de RG

Antes do duelo, a musa russa disse que a rival era "uma jogadora perigosa" e que seria "um grande desafio". Porém, em quadra, Errani sentiu a pressão da decisão e de encarar a Philippe Chatrier lotada.

Um saque forte e a eficiência nos winners foram as principais armas de Sharapova no começo do jogo. Com facilidade, a russa abriu 4 a 0, pressionando a adversária. Errani tentou a reação e chegou a diminuir a desvantagem para 4-2.

Sharapova mostrou ansiedade para decidir o set e desperdiçou duas chances de quebra com 5 a 2 no marcador, mas a russa controlou os "nervos", confirmou o seu serviço e fechou o 1º set em 6 a 3.

A vantagem de Sharapova aumentou logo no início do 2º set após conseguir uma quebra no começo da parcial, que foi marcada por boas disputadas entre as duas que arriscaram algumas subidas a rede e arrancaram aplausos da torcida.

Após três games seguidos de quebras alternadas, Sharapova fez 5 a 2 e conquistou o direito para sacar para o jogo. A russa precisou superar o nervosismo para vencer a parcial por 6 a 2 e fechar o jogo em 2 sets a 0.

"A partida que disputamos hoje [sábado] foi extremamente difícil. É nossa primeira partida, mas espero que nos encontremos muitas outras vezes", disse Sharapova para a rival Errani.

Na premiação, a organização cometeu uma gafe e anunciou Maria Sharapova como vice-campeã, provocando risos de todos os presentes até de Sara Errani, que segurava as lágrimas pela derrota.

Últimas de Esporte



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos