Topo

Federer dá aula na grama, atropela freguês russo e vai à final em Halle

Roger Federer está na final do Torneio de Halle e aguarda pelo resultado da "semifinal alemã" - REUTERS/Ina Fassbender
Roger Federer está na final do Torneio de Halle e aguarda pelo resultado da "semifinal alemã" Imagem: REUTERS/Ina Fassbender

Do UOL, em São Paulo*

16/06/2012 08h06

O russo Mikhail Youzhny entrou em quadra para tentar quebrar um incômodo tabu contra o suíço Roger Federer e conquistar sua primeira vitória no confronto. Porém, o número 31 do mundo foi atropelado por Federer. O suíço deu uma aula na grama, venceu por 2 sets a 0 (6-1, 6-4) e está na final do Torneio de Halle.

Agora, Federer acumula 13 vitórias contra o freguês russso e encara o alemão Tommy Hass, que venceu o duelo contra o compatriota Philipp Kohlschreiber e terá a missão de impedir o hexacampeonato do suíço em Halle.

Federer sabe aproveitar como poucos a velocidade das quadras de grama e mostrou isso no 1º set, quando não deu chances para grandes disputas em quadra e venceu por 6 a 1 em aproximadamente 20 minutos.

O panorama da partida não mudou no 2º set. O número três do mundo controlou toda a parcial e após duas quebras ganhou o direito de sacar para o jogo (5-2). Porém, no momento de fechar o duelo, o suíço se desconcentrou e perdeu seu serviço.

O nono game foi o mais disputado do confronto. Youzhny conseguiu salvar três matches points e se manteve vivo no duelo graças a um erro de Federer. Após o momento de desatenção, o suíço soube usar seu saque para movimentar o  adversário em quadra e fechar o set com um ace, seu oitavo na partida, por 6 a 4.

* Nota atualizada às 11h54

HAAS VENCE COMPATRIOTA E VOLTA A JOGAR UMA FINAL APÓS TRÊS ANOS

  • Ex-número 2 do mundo, o alemão Tommy Haas reencontrou o caminho das finais. Exatamente três anos após disputar sua última decisão, em Halle, onde levantou também o último título, ele terá a oportunidade mais uma vez de brigar por um troféu.

    Neste sábado, Haas venceu o compatriota Philipp Kohlschreiber, atual campeão do torneio, por 2 sets a 0 (7-6 (7-5), 7-5) e será o adversário de Roger Federer na decisão.