Topo

Após 'ataque de fúria', Nalbandian aceita punições: "cometi um erro e tenho que pagar"

Nalbandian lamenta sua desclassificação na final em Queen"s - AFP PHOTO/MIGUEL MEDINA
Nalbandian lamenta sua desclassificação na final em Queen's Imagem: AFP PHOTO/MIGUEL MEDINA

Do UOL, em São Paulo

17/06/2012 16h05

O tenista David Nalbandian vencia decisão do torneio de Queen´s, quando se descontrolou, chutou uma placa publicitária e acertou a perna do juiz de linha. O resultado foi a desclassificação do argentino e o título ficou com o croata Marin Cilic.

JORNAL ARGENTINO CRITICA: “O REI, DESSA VEZ, FOI PARA O PASTO”

  • A imprensa argentina não deixou barato e criticou o comportamento de David Nalbandian. O jornal “Olé” manchetou: “O Rei, desta vez, foi para o pasto”. A publicação afirmou que “você pode cometer um, dez, cem ou mil erros não-forçados durante uma partida, mas isso não é questionável. É um tema esportivo. O que aconteceu na final do ATP 250 de Queen´s é totalmente diferente”.

    Para o jornal, o comportamento do argentino foi inesperado e a decisão da ATP de desqualificarem Nalbandian foi correta, pois “regras são regras”.

Além do título, Nalbandian perderá todos os pontos e a premiação conquistado no torneio. O jogador ainda pode sofrer outras punições da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). O argentino reconheceu o erro e aceitou as punições:

“Cometi um erro e tenho que pagar”, reconheceu. “Sinto muito por isso”, continuou o atleta de 30 anos se desculpando com o público presente na final do torneio.

O diretor do torneio Chris Kermide afirmou que as regras do torneio precisam ser obedecidas. “David Nalbandian correu e chutou sua frustração no painel a frente do juiz de linha. Ele dividiu e cortou a perna do juíz, deixando-o seriamente ferido. Regras são regras. A ATP nos obrigou a terminar a final. David está lutando para chegar a um acordo com ele. Ele está muito arrependido”, relatou.

Antes de perder a cabeça, Nalbandian tinha 1 set a 0 no placar. O argentino venceu a primeira parcial por 7 a 6 (7-3) e perdia a segunda por 4 a 3, quando se irritou ao errar uma devolução e protagonizou esse “papelão”.

Essa não é a primeira confusão na carreira de Nalbandian. Em janeiro, ele discutiu com o juiz de cadeira na derrota para o norte-americano John Isner no Aberto da Austrália. Em outro caso de indisciplina, ele acabou multado no torneio em US$ 8 mil (cerca de R$ 16 mil) por jogar água em um integrante da organização.

Em 2002, a confusão foi em uma partida contra o brasileiro Flavio Saretta. Após discutir com os oficias, Nalbandian foi expulso no duelo em Viña Del Mar, no Chile.