Topo

Empurrado pela torcida, Haas quebra jejum de 10 anos contra Federer e é campeão em Halle

Tommy Haas venceu Federer e voltou a conquistar um título após três anos  - (AP Photo/Joerg Sarbach
Tommy Haas venceu Federer e voltou a conquistar um título após três anos Imagem: (AP Photo/Joerg Sarbach

Do UOL, em São Paulo

17/06/2012 09h52

O experiente tenista alemão Tommy Haas entrou em quadra sabendo que para ficar com o título em Halle teria que quebrar uma série de tabus contra o suíço Roger Federer. O atleta da casa não sabia o que era vencer o número três do mundo desde 2002 e ainda tinha pela frente uma rival que vinha de 49 vitórias seguidas contra adversários alemães.

Com o apoio da torcida, Haas conseguiu segurar o início fulminante de Roger Federer, venceu o suíço por 2 sets a 0 (7-6 (7-5), 6-4) e conquistou o título do Torneio de Halle, acabando com o jejum de três anos. O último título de Haas foi justamente em Halle em 2009.

Assim como aconteceu durante toda a semana, Federer começou bem a partida e parecia que o hexacampeonato na grama alemã viria sem grandes dificuldades. O suíço iniciou bombardeando o adversário e logo de cara conseguiu uma quebra.

Após a empolgação inicial de Federer, Haas entrou no jogo e contou com o excesso de erros do número três do mundo para devolver a quebra no sexto game. A decisão do 1º set foi para o tie-break, quando o alemão mostrou maior consistência e fechou o set em  7 a 6 (7-5).

O 2º set foi equilibrado com os dois tenistas defendendo bem suas passagens pelos saques e com Federer mostrando dificuldades em algumas bolas fáceis. No nono game, Haas e Federer disputaram um lindo ponto, com direito a lob e em uma passada o jogador da casa para definir a quebra .

Com 5 a 4 no placar, Haas sacou para o set e não desperdiçou a oportunidade. Federer se esforçou, chegou a ir ao chão, mas não deu e o alemão venceu por 6 a 4.