Topo

Comportado, Nalbandian aceita derrota sem estresse em dia de zebras em Wimbledon

Nalbandian escorrega durante partida em que foi derrotado por Tipsarevic - REUTERS/Suzanne Plunkett
Nalbandian escorrega durante partida em que foi derrotado por Tipsarevic Imagem: REUTERS/Suzanne Plunkett

Do UOL, em São Paulo

25/06/2012 19h00

Após ter protagonizado "um dia de fúria" e ser desclassificado da final do torneio de Queen´s, o tenista argentino David Nalbandian aceitou de maneira comportada a derrota na estreia em Wimbledon diante de Janko Tipsarevic. O sérvio bateu Nalbandian com parciais de 6/4, 7/6 (7-4) e 6/2. Na próxima fase, ele pega o norte-americano Ryan Sweeting, que venceu o italiano Potito Starace por abandono, quando a partida estava 6/2 e 2/0 para ele.
 

FAVORITOS, DJOKO ATROPELA EX-NÚMERO 1 E FEDERER AVANÇA COM FACILIDADE

  • Dylan Martinez/Reuters

    Jogando pela primeira vez em Wimbledon como defensor do título, Novak Djokovic venceu Juan Carlos Ferrero por 3 sets a 0 e parciais de 6-3, 6-3 e 6-1. 

  • Andrew Yates/AFP

    Em busca do hepta de Wimbledon e do fim do jejum de Slams que já dura mais de dois anos, Roger Federer perdeu apenas três games para Abert Ramos. 

O tenista argentino, de 30 anos, envolveu-se em uma polêmica há duas semanas, quando chutou uma placa e machucou um juiz de linha. Pelo incidente, ele foi multado em US$ 70.000 e perdeu 150 pontos no ranking da ATP por conduta antidesportiva. 
 
A derrota de Nalbandian, finalista de 2002, não foi uma surpresa. Mas a zebra apareceu no primeiro dia em Wimbledon, com as derrotas deTomas Berdych e do norte-americano John Isner, eliminados respectivamente pelo letão Ernests Gulbis e pelo colombiano Alejandro Falla. Já a norte-americana Venus Williams perdeu na quadra conhecida como "Cemitério dos Campeões", em que vários favoritos foram derrotados na história do torneio. 
 
Nalbandian não deu desculpas para a derrota diante de Tipsarevic nesta segunda. "Estas derrotas não me tiram o sono porque são torneios totalmente distintos. Em Paris, estive com intoxicação, com febre, me senti muito mal. E aqui, por não ser cabeça de chave, sabia que algo assim poderia acontecer na primeira rodada. Tipsarevic é um grande jogador", disse o atleta ao site do diário argentino Olé.
 
“Tive muitas oportunidades, mas não pude concretizar as chances de quebra. Sempre estive jogando atrás. Mas era uma partida dura, em que qualquer coisa poderia acontecer", ressaltou.
 
Sobre o incidente do chute, o argentino disse que já ficou no passado. "Creio que já paguei. As pessoas entenderam que meu erro não foi intencional e foi reconfortante ter sido recebido com aplausos e que na saída também me trataram da mesma maneira", disse o 39° do mundo. "Tive uma semana dura, complicada, muito triste. Ao longo dos dias recebi apoio das pessoas e hoje vi este reflexo no estádio. Foi incrível me tratarem bem. Além disso, muitos jogadores me disseram que o castigo foi excessivo", disse Nalbandian.

"CEMITÉRIO DE CAMPEÕES" DERRUBA VENUS WILLIAMS 

Com cinco títulos conquistados em Wimbledon, a norte-americana Venus Williams nunca havia sido derrotada na primeira rodada desde sua estreia no torneio em 1997.
A quadra 2, no entanto, chamada de "Cemitérios dos Campeões" (por grandes jogadores terem perdido nela de maneira inesperada), fez mais uma “vítima”. Nesta segunda, a ex-número 1 do mundo perdeu para a russa Elena Vesnina por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/3.
Ao fim do jogo, quando Vesnina dava autógrafos, um câmera levou um tombo.

ISNER E BERDYCH SÃO VÍTIMAS DE ZEBRAS NA ESTREIA

A zebra, bicho que adora a grama de Wimbledon, deu as caras logo no primeiro dia de torneio. O tcheco Tomas Berdych perdeu para Ernests Gulbis, da Letônia um jogo disputado, com parciais de 6/4, 6/7 (7-9), 3/6, 7/6 (9-7) e 7/5.
A outra surpresa foi a eliminação do norte-americano John Isner, finalista de 2010, para o colombiano Alejandro Falla. O jogo teve parciais de 7/6 (7-5), 7/6 (7-4) e 7/6 (7-4).

BELUCCI PERDE "TREINO" NAS DUPLAS E PEGARÁ NADAL

Em busca de se adaptar à grama, o brasileiro Thomaz Bellucci fez sua estreia em Wimbledon nesta segunda, na chave de duplas. Jogando ao lado do australiano Carsten Ball, eles perderam para o italiano Daniele Bracciali e o austríaco Julian Knowle, por 7/5, 7/6 (10-8) e 6/3.
Nesta terça-feira, o brasileiro terá uma parada dura pela frente no torneio de simples. Bellucci enfrentará o espanhol Rafael Nadal, na quadra central do All England Club, por volta das 10h30 (de Brasília).