Topo

Serena Williams tem trabalho, mas bate Radwanska e conquista Wimbledon pela 5ª vez

Serena Williams comemora ponto na final de Wimbledon contra a polonesa Radwanska - AFP PHOTO/ GYN KIRK
Serena Williams comemora ponto na final de Wimbledon contra a polonesa Radwanska Imagem: AFP PHOTO/ GYN KIRK

Do UOL, em São Paulo

07/07/2012 12h37

Depois de um primeiro set arrasador, quando venceu por 6 a 1, poucos imaginavam que Serena Williams teria problemas para derrotar Agnieszka Radwanska na final do torneio feminino de Wimbledon, neste sábado. A jovem polonesa, no entanto, igualou o jogo e deu trabalho, mas a experiente norte-americana confirmou o favoritismo ao fazer 2 sets a 1, com parciais 6/1, 5/7 e 6/2, para vencer pela quinta vez na grama inglesa. 

Serena conquistou o 14º título de Grand Slam da sua vitoriosa carreira, sendo cinco deles na grama de Wimbledon (2002, 2003, 2009, 2010 e 2012), igualando assim o número de troféus da irmã Venus em Wimbledon. Com a derrota, Radwanska, que disputava sua primeira final dos principais torneios do circuito, perdeu a chance de assumir a primeira posição do ranking da WTA.

O triunfo no torneio inglês marca o ressurgimento de Serena após enfrentar alguns problemas nos últimos anos. Em 2010, a tenista cortou o pé durante a comemoração justamente do seu quarto título de Wimbledon. Em março de 2011, sofreu uma embolia pulmonar e foi obrigada a realizar uma cirurgia de emergência, ficando quase um ano longe das quadras.  

A tenista norte-americana teve um início arrasador de primeiro set e logo abriu 5 a 0. Serena confirmou seus primeiros games sem grandes dificuldades e ainda conseguiu quebrar os primeiros dois saques de Radwanska, que penava. Radwanska venceu um game, mas nada que atrapalhasse Serena, que fechou em 6 a 1, sem grandes dificuldades.

Antes do início do segundo set, a partida foi interrompida por 24 minutos por conta da chuva e a pausa parece ter ajudado Radwanska, que foi outra jogadora. Serena ainda abriu 3 a 1, mas a polonesa se impôs, jogou com mais confiança, quebrou o saque da rival no oitavo game e novamente no 12º ponto e conseguiu para vencer a parcial por 7 a 5, igualando o placar. A mudança no jogo pode ser explicada no número de erros não forçados, com 22 para a norte-americana e apenas quatro para a polonesa.

A terceira e decisiva parcial foi muito equilibrada, mas Serena conseguiu quebrar o serviço da polonesa no quinto ponto e confirmou seu saque, abrindo 4 a 2. Depois, só menteve o ritmo, mostrou porque é uma das grandes tenistas da história do circuito para fechar por 6 a 2 e levar o quinto título na grama de Wimbledon.