Topo

Bellucci elimina favorito, vence sétima seguida e está nas quartas em Stuttgart

Thomaz Bellucci busca segunda semifinal em torneios ATP na temporada - EFE/Andy Rain
Thomaz Bellucci busca segunda semifinal em torneios ATP na temporada Imagem: EFE/Andy Rain

Do UOL, em São Paulo

12/07/2012 10h49

A volta ao saibro parece ter feito bem ao tenista Thomaz Bellucci, 64º do mundo. Após conquistar um título de Challenger na última semana, o brasileiro eliminou o australiano Bernard Tomic, 45º e cabeça de chave 3 em Stuttgart, com parciais de 7/6(8-6) e 6/3, e garantiu vaga nas quartas de final do torneio alemão.

Nesta quinta-feira, Bellucci começou a partida com o saque descalibrado. Em game que cometeu duas duplas faltas, o canhoto teve o serviço quebrado e Tomic rapidamente abriu 3/0. No sétimo game, o australiano salvou três break points com bons primeiros serviços, mas na quarta oportunidade Bellucci devolveu a quebra com um voleio de forehand.

Sacando em 5/5, Tomic abusou dos erros não-forçados e Bellucci conseguiu a quebra. Mas, na sequência, o brasileiro perdeu o serviço no game mais longo do set após ter salvo cinco break points. No tiebreak, Bellucci errou menos e aproveitou o terceiro set point que teve para fazer 8/6 em 1h12min.

O segundo set começou com os dois tenistas confirmando os games de serviço com facilidade. A primeira chance de quebra veio no sexto game e Bellucci aproveitou a oportunidade com um winner de backhand. O canhoto salvou um break point no game seguinte e voltou a confirmar o serviço para avançar no torneio alemão após 1h47min.

Por vaga na semifinal do ATP 250 de Stuttgart, Bellucci aguarda o vencedor do jogo entre o francês Jeremy Chardy, 51º do mundo, e o alemão Cedrik-Marcel Stebe, 82º, que encerra a programação da quadra Central na noite desta quinta-feira. O brasileiro nunca enfrentou Chardy ou Stebe no circuito profissional.