Topo

Bellucci cai diante de top 10 na semifinal de Stuttgart após oito vitórias seguidas

Mesmo com derrota, Bellucci ganhará quatro posições e voltará ao top 60 no ranking - AFP PHOTO THOMAS KIENZLE
Mesmo com derrota, Bellucci ganhará quatro posições e voltará ao top 60 no ranking Imagem: AFP PHOTO THOMAS KIENZLE

Do UOL, em São Paulo.

14/07/2012 13h14

A maior série de vitórias do brasileiro Thomaz Bellucci na temporada chegou ao fim neste sábado, ao parar na semifinal do Torneio de Stuttgart. No saibro alemão, o paulista conquistou o Challenger de Braunschweig na última semana e venceu três partidas no ATP 250, mas não resistiu ao número 8 do mundo, o sérvio Janko Tipsarevic, e foi eliminado com parciais de 6/4, 2/6 e 6/4.

 
Apesar da derrota, Bellucci ganhará quatro posições e voltará ao grupo dos 60 melhores do mundo no próximo ranking da ATP, que será divulgado nesta segunda-feira. O canhoto segue na Europa para o ATP 250 de Gstaad, na Suíça, onde conquistou o primeiro título da carreira, em 2009. O torneio ainda poderá ter João Feijão Souza e Thiago Alves, que disputam o qualifying.
 
A partida começou com longas trocas de bola e o brasileiro confirmando seus games de serviço com mais facilidade. No quinto game, Bellucci teve os dois primeiros break points do jogo, mas Tipsarevic salvou com um bom primeiro saque e um winner de forehand na paralela.
 
Ao sacar em 4/4, Bellucci chegou a sair de 0/40 e igualar o game, mas perdeu o serviço ao cometer uma dupla falta. Na sequência, o sérvio não teve problemas para confirmar o saque e marcar 6/4, em 42 minutos.
 
Bellucci voltou melhor na segunda parcial e confirmou seu serviço de zero. No segundo game, Tipsarevic perdeu o saque com uma dupla falta e descontou a raiva quebrando a raquete. Apesar de tomar a iniciativa dos pontos, o brasileiro esbarrava no bom jogo defensivo do sérvio e devolveu o “presente” no game seguinte ao perder o serviço com uma dupla falta.
 
O top 10 voltou a ter um game irregular e perdeu o serviço ao sacar em 2/3. Mais paciente, Bellucci começou a contar com erros do adversário e conseguiu outra quebra para fechar o set em 6/2.
 
No set decisivo, Tipsarevic obteve uma quebra logo no primeiro game abusando das passadas quando o brasileiro ia para a rede. Bellucci teve duas chances de devolver a quebra no quarto game, mas encarou dois bons saques do sérvio. Sem ter o serviço ameaçado, Tipsarevic fechou a partida por 6/4 após 2h02min e garantiu vaga em sua segunda final na temporada, a primeira da carreira no saibro. Na decisão, ele enfrenta o argentino Juan Monaco, cabeça de chave 2, que passou pelo espanhol Guillermo Garcia-Lopez com parciais de 6/3, 3/6 e 7/5.