Topo

Serena confirma fama de 'freguesa' de Azarenka e conquista Aberto dos EUA pela 4ª vez

Serena Williams teve início arrasador contra Azarenka e faturou Aberto dos EUA - Timothy A. Clary/AFP
Serena Williams teve início arrasador contra Azarenka e faturou Aberto dos EUA Imagem: Timothy A. Clary/AFP

Do UOL, em São Paulo

09/09/2012 20h17

Serena Williams nem se importou com o fato de enfrentar a número um do mundo. Neste domingo, a norte-americana derrotou a “freguesa” Victoria Azarenka por 2 sets a 1 (parciais de 6-2, 2-6 e 7-5) e conquistou o título do Aberto dos EUA pela quarta vez em sua carreira em uma partida emocionante.

CAMPEÃ ADMITE RECEIO

Estava preparando meu discurso de vice-campeã porque ela estava jogando muito bem

Serena Williams admite que considerava Azarenka com maiores chances de conquistar o título do Aberto dos EUA

Em 2012, Serena conquistou o título em Wimbledon e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres. Além disso, sua campanha no Aberto dos EUA antes da final era impecável: não havia perdido um set sequer.

Victoria Azarenka sagrou-se campeã do Aberto da Austrália neste ano, mas amargava um péssimo retrospecto contra Serena antes do jogo deste domingo, disputado no Arthur Ashe Stadium. No total, as tenistas haviam se enfrentado dez vezes antes da decisão do Aberto dos EUA, com nove vitórias da norte-americana e apenas uma da bielorrussa.

Com apenas 10 minutos de jogo, Serena já liderava o primeiro set por 3-0 e deu a impressão de que massacraria a rival, assim como fizera com suas adversárias anteriores. A norte-americana teve muita tranquilidade e, com bons saques, deu poucas chances a Azarenka. Embora a bielorrussa tenha evoluído e confirmado seus dois serviços seguintes, Serena manteve a pressão. Com 5-2, ela quebrou novamente o saque da rival e fechou em 6-2.

ESTATÍSTICAS DO JOGO

SERENA WILLIAMS VICTORIA AZARENKA
13ACES0
5DUPLAS FALTAS4
77%PONTOS GANHOS
NO 1º SERVIÇO
55%
44BOLAS
VENCEDORAS
13
45ERROS NÃO FORÇADOS28
A número um do mundo reagiu no começo do segundo set. logo de cara, Azarenka quebrou o serviço de Serena e fez 2-0. A bielorrussa teve o domínio das ações, pressionou a norte-americana e conseguiu outra quebra, abrindo uma vantagem de 4-1. Pela primeira vez nesta edição do Aberto dos EUA, Serena perdeu um set: 6-2.

Após lutar muito para confirmar seu serviço no set decisivo, Azarenka conseguiu uma quebra no terceiro game. Serena se recuperou, devolveu a quebra e voltou a ficar à frente. Em uma sequência emocionante, a número um do mundo obteve nova quebra e virou para 4-3.

A bielorrussa teve a chance de fechar o jogo. Sacando e com 5-4 a seu favor, Azarenka viu Serena fechar de zero e igualar. A norte-americana fez 6-5 e, com um erro da número um, fechou o jogo pra levar seu 15º título de Grand Slam.

ITALIANAS CONQUISTAM TÍTULO NAS DUPLAS NO ABERTO DOS EUA

As italianas Sara Errani e Roberta Vinci foram campeãs do torneio de duplas femininas do Aberto dos EUA neste domingo ao vencerem as tchecas Andrea Hlavackova e Lucie Hradecka por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-2. Com a conquista de hoje, as italianas chegaram ao segundo título em Grand Slam, após ter vencido o torneio de Roland Garros e, de quebra, se transformaram nas primeiras tenistas da Itália a conquistar um título no torneio americano. Leia mais sobre a partida

DJOKOVIC VIRA SOBRE FERRER E VAI À FINAL DO ABERTO DOS EUA

O tenista sérvio Novak Djokovic aproveitou bem a interrupção do jogo do último sábado, voltou bem melhor, virou e venceu o espanhol David Ferrer, neste domingo, por 3 sets a 1, parciais de 2/6, 6/1, 6/4 e 6/1, e foi para a final do Aberto dos Estados Unidos. Ele encara na grande decisão, marcada para segunda-feira, o britânico Andy Murray, campeão olímpico, que no sábado venceu o tcheco Tomas Berdych por 3 a 1. “Foi um alívio ter me livrado logo desse jogo, ele é um cara muito bom fisicamente. Foi um prazer jogar hoje. Eu adoro jogar aqui, a energia dessa torcida”, falou o sérvio. Leia mais sobre o jogo