Topo

Com apitaço e Nalbandian na torcida, Del Potro coloca Argentina em vantagem na Davis

Del Potro bateu Radek Stepanek com muito barulho da torcida em Buenos Aires - EFE/LEO LA VALLE
Del Potro bateu Radek Stepanek com muito barulho da torcida em Buenos Aires Imagem: EFE/LEO LA VALLE

Do UOL, em São Paulo

14/09/2012 13h38

A semifinal da Copa Davis em Buenos Aires tem todos os ingredientes de um jogo de futebol. As tradicionais marchinhas argentinas, apitos e buzinas a cada erro do adversário, bandeiras penduradas nas arquibancadas e camisetas chacoalhadas pelos torcedores. E foi com muito barulho que Juan Martin Del Potro esqueceu as dores no punho e abriu o confronto contra a República Tcheca com vitória por 6/4, 6/4 e 6/2 sobre Radek Stepanek.

Sob os olhares e os aplausos contidos de David Nalbandian, que desfalca a equipe com lesão na região abdominal, Del Potro teve um primeiro set muito duro e depois engrenou para ajudar a Argentina em busca do título inédito. Na segunda partida, Juan Monaco, 11º do mundo, tenta ampliar as vantagem diante de Tomas Berdych, 6º.

O jogo

Os sacadores prevaleceram no início do jogo. Del Potro salvou um break point no segundo game e teve sua primeira oportunidade em 3/3, mas a partida seguiu sem quebras. Ao sacar em 4/4, Stepanek perdeu o serviço e, em seguida, o argentino fechou o game de zero com um grande forehand na paralela, após 1h03.

O segundo set teve ainda mais participação da torcida argentina. Com Del Potro perto de quebrar o saque de Stepanek para fechar em 6/3, o tcheco precisou recolher dois serviços porque os torcedores gritavam quando ele lançava a bola para o saque.

Na sequência, Del Potro confirmou o serviço e repetiu o placar do primeiro set, para euforia da torcida e aplausos contidos de Nalbandian.

Com dois sets abaixo, Stepanek não esboçou reação e foi presa fácil no terceiro set. Del Potro rapidamente abriu 4/1 e, empurrado pela torcida, fechou em 2h41. Em três jogos pela Argentina neste ano, Del Potro ainda não perdeu sets na Copa Davis.