Topo

Ministro diz que Rússia tem melhores tenistas e Brasil depende do calor para vencer na Davis

Ministro do Esporte Aldo Rebelo desembarca em São José do Rio Preto para a Copa Davis - Rafael Krieger/UOL
Ministro do Esporte Aldo Rebelo desembarca em São José do Rio Preto para a Copa Davis Imagem: Rafael Krieger/UOL

Rafael Krieger

Do UOL, em São José do Rio Preto (SP)

14/09/2012 11h30

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, desembarcou na manhã desta sexta-feira no aeroporto de São José do Rio Preto para acompanhar a abertura do duelo entre Brasil e Rússia pela repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis. Ao falar de suas expectativas para o confronto, ele acabou se confundindo ao colocar os jogadores russos à frente dos brasileiros no ranking.

Sem saber que a Rússia veio desfalcada de seus principais jogadores, Aldo colocou o Brasil como “azarão”, mas destacou que o clima e o fator casa podem fazer a diferença: “O Brasil tem alguma tradição no circuito da Copa Davis, embora a Rússia tenha, no momento, jogadores com uma classificação melhor, individualmente. Mas nós jogamos em casa, e o clima ainda nos favorece em relação aos jogadores da Rússia, então acho que é possível, sim, que o Brasil possa ganhar, exatamente por jogar em casa e com condições climáticas mais favoráveis aos nossos atletas”.

Apesar de a Rússia estar em 14º lugar e 11 posições à frente do Brasil no ranking específico da Copa Davis, os jogadores que vieram a Rio Preto têm colocações inferiores na lista da ATP. Melhor brasileiro, Thomaz Bellucci é 41º do ranking de simples, enquanto o número 1 russo Alex Bogomolov Jr. é apenas o 90º. Isso sem falar na dupla formada por Marcelo Melo (19º no ranking de duplas) e Bruno Soares (23º).

O clima que Aldo Rebelo vai encontrar no Harmonia Tênis Clube será de total favoritismo ao Brasil, por jogar em casa e com o time completo. Às 15 horas, o ministro se juntará às autoridades locais e também ao ex-número 1 Gustavo Kuerten para fazer a cerimônia oficial de abertura do evento, antes da partida inaugural entre Rogério Dutra Silva e Igor Andreev.

“A Copa Davis é um dos principais eventos do tênis em todo mundo, é um torneio muito importante, o Brasil já acolhe uma parte do circuito há muitos anos e isso ajuda não apenas a promover o país, mas o tênis como esporte. Também valoriza o estado e a cidade, e acho que nós devemos estimular e promover esses eventos, já que o Brasil vai sediar nos próximos anos os dois principais acontecimentos esportivos do planeta: a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Então, acho que as nossas cidades devem buscar essa vocação de sediar eventos esportivos, e Rio Preto faz bem esse papel”, encerrou Aldo.