Topo

Bellucci tira um set de Federer na Suíça, mas sai derrotado em prévia de duelo no Brasil

Roger Federer passou sufoco, mas conseguiu vencer Bellucci em casa - Arnd Wiegmann/Reuters
Roger Federer passou sufoco, mas conseguiu vencer Bellucci em casa Imagem: Arnd Wiegmann/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/10/2012 16h15

Antes de receber Roger Federer na turnê de exibição marcada para dezembro em São Paulo, Thomaz Bellucci visitou o supercampeão em seus domínios, em duelo válido pela segunda rodada do ATP 500 da Basileia, terra do número 1. O brasileiro deu trabalho, mas acabou sendo derrotado pelo anfitrião por 2 sets a 1 e parciais de 6-3, 6-7 (6-8) e 7-5.

Foi o segundo confronto entre os dois, que se enfrentaram pela primeira vez em março deste ano no Masters 1000 de Indian Wells. Naquela partida, o suíço levou a melhor, mas também perdeu um set. Jogando em casa nesta quarta-feira, Federer voltou a ter dificuldades para eliminar Bellucci.

O brasileiro vinha de uma boa sequência em quadras rápidas após chegar à final do Torneio de Moscou e eliminar o japonês Go Soeda em sua estreia na Basileia. Mas parou em Federer, que avançou às quartas de final e espera o vencedor do jogo entre Lukasz Kubot e Benoit Paire.

Em seu primeiro game de serviço no duelo contra o número 1, Bellucci cedeu a quebra com um golpe no meio da rede. Aproveitando-se de sua experiência em quadras rápidas cobertas, o suíço chegou a usar o saque e voleio para encurralar o brasileiro em seus games de serviço.

BRASILEIROS X FEDERER

GUSTAVO KUERTEN
2 vitórias
Indian Wells - 2003
Roland Garros - 2004
1 derrota
Hamburgo - 2002
THOMAZ BELLUCCI
2 derrotas
Indian Wells - 2012
Basileia - 2012
FLAVIO SARETTA
1 derrota
Aberto da Austrália - 2003
MARCOS DANIEL
1 derrota
Bancoc - 2005
THIAGO ALVES
1 derrota
Aberto dos EUA - 2008

Bellucci também percebeu que precisaria do seu primeiro saque, e foi assim que ganhou seu primeiro game. O brasileiro passou a mostrar mais segurança no serviço. Quando Federer sacava para fechar em 6 a 3, chegou a ter dois break-points, um deles desperdiçado com uma bola na rede no segundo serviço do rival, que não perdeu a chance seguinte e venceu a parcial.

No segundo set, o brasileiro conseguiu manter a regularidade no saque e equilibrou a partida, mesmo não conseguindo ameaçar o serviço do adversário. Bellucci chegou a abrir 5 a 4 e ficou a um game de empatar a partida. Mas o set foi mesmo para o tie-break.

Bellucci começou pressionando o suíço e logo abriu 4 a 1 no tie-break. Após uma bela paralela de direita, fez 6 a 2 e teve quatro set-points, mas jogou na rede a primeira chance. A segunda foi para fora. A terceira, Federer salvou no saque. A quarta, com Bellucci no serviço, também foi para fora. O brasileiro ainda teve outra chance, e aí foi Federer quem errou. Pela segunda vez seguida em jogos contra o suíço, Thomaz tirava um set do ídolo.

No terceiro set, a torcida percebeu que Federer estava em dificuldades e apoiou em clima de Copa Davis, com gritos de “Let’s go, Roger, let’s go”. Quem esperava que o brasileiro fosse sentir a pressão logo de cara, se enganou. A partida continuou equilibrada até o brasileiro sacar pressionado com 6 a 5 contra. A experiência do número 1 do mundo falou mais alto na hora decisiva, e o suíço conseguiu a quebra para fechar a partida.